Corrupção e lavagem de dinheiro: operação do MP prende três servidores e ex-prefeito de Teutônia

Além dos quatro mandados de prisão também foram cumpridos oito de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva.


0
Foto: Josevan Ferreira

A promotoria de Justiça de Teutônia desencadeou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Schmutzige Hände (“Mãos sujas”, em alemão), que prendeu o secretário municipal e, também, chefe de gabinete, Alexandre Peters; o procurador-geral do Município, Gustavo Fragatani de Almeida; o chefe do setor de compras da Prefeitura, Cassiano Kraul; e o ex-prefeito municipal, Ricardo Brönstrup (PSDB), pai do atual prefeito, Jonathan Brönstrup. Ricardo Brönstrup foi prefeito de Teutônia por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 1997 e 2004, pelo PMDB. Todos foram presos de forma preventiva e seriam recolhidos ao presídio de Lajeado.

Foto: Josevan Ferreira

Conforme o promotor de Justiça de Teutônia, Jair João Franz, a ação do Ministério Público teve como foco a Prefeitura e apurar crimes de organização criminosa, corrupção, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O coordenador do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp), promotor de Justiça Diego Rosito de Vilas, também participa da operação.

Ao todo, além dos quatro mandados de prisão preventiva também foram cumpridos oito de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva. A operação contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp), Polícia Civil e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Foto: Josevan Ferreira

Fonte: MP

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui