36 eucaliptos são retirados do Parque dos Dick na primeira etapa de supressão

Secretaria de meio ambiente realizará análise do parque antes de continuar trabalho.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Até o fim da próxima semana, 36 eucaliptos terão sido retirados do Parque dos Dick. Trinta já foram suprimidos. A Prefeitura de Lajeado, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado perante o Ministério Público Estadual (MPE), iniciou o serviço no dia 03 deste mês. Ao todo, 98 plantas serão retiradas do local.


Ouça a entrevista


A solicitação partiu do MPE, em razão das referidas árvores se encontrarem em estado fitossanitário precário, oferecendo risco de queda e perigo aos usuários do parque. Placas indicativas do risco de queda das árvores já estão instaladas na área de lazer desde 2016.

De acordo com a diretora da secretaria de Meio Ambiente, a engenheira florestal Marjorie Kauffmann, os eucaliptos do Parque possuem um porte avantajado. “O processo está sendo feito de maneira para deixar poucos impactos. Esta primeira etapa é para retirada das árvores em estado mais preocupante”, diz. “Nos próximos dois meses vamos realizar uma análise desta retirada. Fizemos em etapas para verificar valores e para não causar um impacto tão grande”, explica relatando que a até o final do ano a supressão deve ser finalizada.

O Município pretende cumprir integralmente o termo, reconstituindo a área com plantio de vegetação nativa frutífera que mantenha a qualidade e característica ambiental do local. Entretanto, o manejo de vegetação exótica não exige reposição florestal obrigatória.

Jardim Botânico

Foto: Marcio Steiner

“Infelizmente, nos últimos quatro anos, o horto do Jardim Botânico não recebeu nenhum investimento”, lamenta o titular da secretaria, Luis André Benoitt. Poucas espécies ainda estariam sendo cultivadas devido a falta de manutenção da estrutura.

No entanto, ele destaca que o Jardim Botânico é um dos focos da pasta nesta nova gestão. “Estamos programando uma série de atividades. Teremos o ioga no parque. Será disponibilizado um cinema do Jardim Botânico, à noite, e realizaremos a visualização de estrelas”, enaltece. RG/AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui