“70 a 75% da alimentação deve ser constituída por alimentos in natura”, orienta presidente de conselho de nutricionistas

"O açúcar, além de não alimentar, é um espoliador: ele retira vitaminas e minerais do corpo”, alerta Jacira Conceição dos Santos.

0
Foto: Divulgação

A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 2º Região (CRN-2), Jacira Conceição dos Santos, orienta que “70 a 75% da alimentação deve ser constituída por alimentos in natura, que não tiveram a adição de conservantes”, e também que as pessoas evitem alimentos ultraprocessados — segundo ela, “aqueles alimentos que a gente olha a lista de ingredientes e tem mais de 5 ingredientes, 10 ingredientes”. “São alimentos comprovadamente prejudiciais à saúde”, atesta.


ouça a entrevista


 

Jacira está em Lajeado com o CRN-2 Itinerante, na Univates. Nesta quinta e sexta (9), o conselho oportuniza a nutricionistas, empresas de alimentação e nutrição, técnicos em Nutrição e Dietética serviços, cursos e palestras. A iniciativa visa facilitar solicitações de documentos de Responsabilidade Técnica (RT), inscrições, negociação, entre outros serviços. Também proporciona atualização técnica, com a realização de cursos e palestras.

A profissional também alerta para a necessidade de redução de açúcar e bebidas açucaradas. “Bebidas doces: foi o que mais aumentou em consumo durante os últimos anos — coisa de 400% nos últimos 10 anos. O açúcar, além de não alimentar, é um espoliador: ele retira vitaminas e minerais do corpo”, explica, antes de entrar na análise dos efeitos do sal no organismo. “O sal leva a inúmeros problemas de saúde”, diz.

Nesta quinta-feira, a agenda do CRN-2 Itinerante começou às 10h, com atendimentos a profissionais e empresas sobre documentações, bem como uma roda de conversa sobre nutrição. O Conselho Regional promove, ainda, conversas com os acadêmicos sobre assuntos ligados à Nutrição.

“O nutricionista tem como meta a preservação ou recuperação da saúde. O emagrecimento é buscado, mas tem que ser consequência de um estilo de vida que a alimentação faz parte”, destaca a presidente do conselho da classe. “Além do objetivo de emagrecer, tem que estabelecer novos hábitos alimentares”, destaca. TS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui