Após atraso, obras da ponte sobre o Saraquá devem iniciar em agosto

Expectativa do Daer é de que empresa se instale na próxima semana. Obra fechou orçada em R$ 756 mil.


0
Obra é aguardada há décadas pela população. (Foto: Nícolas Horn)

Os entraves envolvendo a construção da nova ponte sobre o Arroio Saraquá parecem ter chegado ao fim. Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem (Daer), a expectativa é de que as obras na ERS-413 iniciem de fato em 15 dias, no bairro São Bento, em Lajeado.

A informação é do chefe de gabinete do Daer, Rogério Reis. “Vocês podem ter a certeza que na próxima semana, ou no prazo máximo de 15 dias, a empresa já estará instalada”, afirma.


ouça a reportagem

 


O Daer prefere não confirmar uma data específica para início dos trabalhos, mas a partir da próxima segunda-feira (31) deve iniciar com bate-estacas e na quinta-feira, dia 3 de agosto, a empresa Pré-Molde deve se estabelecer e inciar os trabalhos com o maquinário.

A previsão de conclusão é de quatro meses. Para tanto Reis acredita que os trabalhos sejam finalizados ainda em 2017. O chefe de gabinete ainda informa que os aditivos foram feitos e os cálculos ajustados. “Já fizemos o aditivo de preços aqui no Daer. A obra fechou em um preço de R$ 756.466,30. Queremos encerrar a obra ainda este ano”, comenta.

A nova data é estabelecida três meses depois da assinatura da ordem de serviço pelo secretário dos Transportes do Estado Pedro Westphalen no dia 13 de abril. Já no dia 13 de junho, a Prefeitura de Lajeado fez a construção dos acessos dando condições para empresa vencedora da licitação iniciar os trabalhos. Uma incompatibilidade entre as planilhas da Pré-Molde e o Daer atrasaram o processo.

Atualmente a estrutura permite a passagem de um único veículo por vez, o que provoca filas em ambos os lados. Com a construção da nova ponte, que ficará à esquerda da atual (no sentido Lajeado-Santa Clara), será possível a passagem simultânea de veículos em sentidos opostos. A ligação terá 30 metros de comprimento e 12 metros de largura, com capacidade para suportar 45 toneladas. As obras não devem interromper a passagem de veículos. NH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui