Foi assinada nesta quinta-feira (13) a ordem de serviço para o início das obras na ponte sobre o Arroio Saraquá na ERS-413, em Lajeado. As melhorias na travessia são aguardadas há décadas pelos moradores do bairro São Bento que mobilizaram-se para cobrar a ampliação da via. A partir de agora a empresa vencedora da licitação Pré-Molde tem até 30 dias para começar os trabalhos.

A autorização para o início da obra foi dada pelo secretário dos Transportes do Estado, Pedro Westphalen. O titular da pasta destacou as dificuldades financeiras do estado e disse que a reforma é resultado da mobilização da comunidade. Westphalen ainda observou que para que a melhoria fosse possível, outras demandar foram deixadas de lado.

Secretário assinou o contrato em ato simbólico em cima de uma pedra. (Foto: Nícolas Horn)

A obra está orçada em R$ 870 mil que será custeada pelo Governo do Estado e fica sob a gestão do Departamento de Estradas de Rodagem (Daer). Conforme o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo, o município tem o interesse de ser parceiro para a conclusão dos trabalhos.

“Resta pendente ainda a licença ambiental para realização desta obra. Esta autorização cabe ao Daer, que estima que em 15 dias poderá disponibilizar a licença. Não está previsto no contrato a execução das obras na cabeceira da ponte e o município tem interesse em contribuir com esses aterros necessários, mas para isso ainda precisamos ter esta aprovação da Câmara de Vereadores”, relata.

Caumo reforça a importância da autorização e acredita que os trabalhos possam ser concluídos ainda em 2017. “A expetativa da empresa é de quatro a cinco meses de obra, mas tudo inicia com a assinatura deste documento feita hoje”, comenta.

O prefeito ainda acrescenta que por muitos anos a travessia não teve a atenção devida. “Talvez seja a obra mais emblemática do Estado, pois é um trabalho simples de ser feito, mas por muito tempo se deixou de dar a atenção que a via merece”, observa.


OUÇA A REPORTAGEM

 


Atualmente a estrutura permite a passagem de um único veículo por vez, o que provoca filas em ambos os lados. Com a construção da nova ponte, que ficará à esquerda da atual (no sentido Lajeado-Santa Clara), será possível a passagem simultânea de veículos em sentidos opostos. A ligação terá 30 metros de comprimento e 12 metros de largura, com capacidade para suportar 45 toneladas. As obras não devem interromper a passagem de veículos. NH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui