A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pretende definir, nesta quarta-feira (19), seu posicionamento acerca do projeto de concessão da BR-386, que implicaria na colocação de quatro praças de pedágio na rodovia: Fazenda Vilanova, Montenengo, Soledade e Tio Hugo. O encontro começa às 19h, tendo como local o Auditório do Prédio 11 da Univates.


Ouça a reportagem


Proposta pelos deputados Enio Bacci (PDT), Ronaldo Santini (PTB) e Adão Villaverde (PT), a audiência pública tem caráter de sessão descentralizada. Para Bacci, as impressões da comunidade devem ser avaliadas no processo de concessão. “É uma oportunidade para debater o tema no coração do Vale do Taquari, e não distante do povo, dentro da assembleia”, avalia. Na Univates, lideraças regionais poderão expor sua opinião. “As falas na assembleia estão restritas aos parlamentares, o que impediria a manifestação do público”, explica.

As discussões sobre o projeto começaram em fevereiro deste ano, quando o Ministério do Transporte e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentaram a ideia de privatizar rodovias no estado, entre elas a BR-386. Encontros com representantes do governo federal ocorreram em Brasília, Porto Alegre, Lajeado, Montenegro e Soledade. No entanto, a reunião desta quarta-feira tem promoção somente da assembleia. “O painel será aberto por um técnico do DNIT, que fará a defesa do pedagiamento. Depois ouviremos um técnico, que irá contrapor essas informações. A programação segue com as falas dos deputados e dos líderes regionais”, relata Bacci.

Depois de ouvir as demandas, os parlamentares irão unificar as propostas e elaborar um documento, que será encaminhado ao presidente da assembleia, Edegar Pretto (PT). Em caso de aprovação, essa será a posição oficial da casa. “A pretenção é formalizar as prioridades da região”, comenta.

Além de Bacci e dos deputados que propuseram o encontro, Edson Brum (PMDB) e Juliano Roso (PcdoB) confirmaram presença. Mais deputados são aguardados. Inscrições para manifestações, inclusive da comunidade, podem ser feitas antes da audiência, na Univates. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui