Ausência de itens na alimentação pode causar estresse

Médico Claudio Klein falou sobre o tema.


0
Foto: Nícolas Horn

O corpo humano costuma trabalhar com uma temperatura ideal de 38º Celsius, com pequena variância. Quando essa temperatura é alterada, é sinal de que algo não vai bem, ou seja, estamos com febre. De acordo com o médico pneumologista Claudio Klein, as mudanças abruptas de temperatura são um dos principais fatores que provocam quadros de gripe e resfriados.


ouça a entrevista

 


O médico falou ainda a respeito dos quadros de fome e de irritação pela falta de determinados compostos no corpo. Klein explica que o corpo precisa repor a energia com alimento, e quando isso não ocorre, é comum que os neurônios transmitam informações e liberem hormônios como o cortisol, que caracteriza quadros de estresse.

A ideia de que mulheres ficam com mais raiva quando estão com fome (ou de que o alimento é um conforto principalmente para mulheres) é um estereótipo comum
“Todos já espumamos de raiva por causa do vazio no estômago, mas essa reação é frequentemente descrita na mídia como sendo mais aplicável às mulheres do que aos homens”, cita. Os artigos sobre essa sensação de fome e irritação geralmente são ilustrados com imagens de mulheres estressadas e aos gritos.

O médico finalizou sua participação tratando sobre um estudo que descobriu que pessoas eram mais agressivas com seus parceiros quando tinham níveis de glicose mais baixos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui