Aveia: cereal de grande valor

A aveia da forma cultivada apareceu na Europa e possivelmente bem anteriormente, era considerada inço do trigo nas lavouras do Oriente médio.


0
Foto: Divulgação

São conhecidas 450 espécies de aveia as mais cultivadas são a “Avena sativa” (aveia branca) e a “Avena bizantina” (aveia amarela) e aveia preta. Seu uso vai de pastagens ao consumo humano. Estima-se que 78% vão para alimentação animal, 18% para os humanos, e o restante para industrialização e reservas de semente.


ouça

 


Os maiores produtores mundiais são a Europa e Rússia. O Brasil a produção concentra-se na região sul sendo nosso Estado o maior produtor. A produção é de aveia branca para grãos, e a maior área é de aveia preta destinada à cobertura de solo e produção de pastagens, feno e silagem. A EMBRAPA Trigo- Passo Fundo trabalha com aveia e tem dois cultivares de aveia semelhante à preta: BRS Centauro e BRS Madrugada.

Há outras variedades/ cultivares no mercado. No RS, baseado em estimativas da EMATER (2017), cultivamos cerca de 230 mil hectares de aveia branca para uma produção de 430 mil toneladas produtividade de 1800 a 2200 kg. A aveia preta fica próximo de 214 mil hectares. Considerando as áreas acompanhadas.

Encontramos aveia em forma de farinhas, farelo, flocos, papinhas, mingau, barrinhas, pães, bolachas, bolos, granola, bebidas (cerveja), leite de aveia, espessante de caldos e sopas, e muitas receitas disponíveis na internet. Na criação animal usada como pastagens, cascas, grãos e feno para cavalos e gado, farelo de aveia em ração, palha na composição de alimento para gado e rotação de culturas.

Na saúde e considerado um alimento saudável, nutritivo e funcional, rico em fibras solúveis, e recomendado para baixar o colesterol, benéfico para reduzir doenças cardíacas entre outras.

Para tratamento da pele são feitos sabonetes e cremes. Por ter fibras solúveis indicados para tratamentos intestinais e digestivos. A farinha de aveia é feita com todo o grão e o farelo só com a parte externa (casca) por isso ele é mais rico em fibras, proteína, gorduras, magnésio e carboidratos. Para quem tem intolerância a glúten a aveia esta livre desta proteína.

Comercialmente deve-se ter cuidado, a maioria do que esta disponível no mercado esta escrita “contém glúten” porque isto? Quando processada ela se contamina com o trigo, cevada ou centeio pela aproximação ou a utilização dos mesmos equipamentos.

Para que receba o “não contém glúten” precisa ser processada em ambiente único e em máquinas exclusivas. O mesmo com a armazenagem devem ser completamente separados. Já há empresas fazendo isto e ganhando este importante espaço deste cereal de grande valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui