Brasil está entre países que enfrentam epidemia que combina obesidade e subnutrição

No mundo, mais de 600 milhões de adultos estão obesos, e 1,9 bilhão estão acima do peso.

0
Foto: Pixabay

Nove a cada dez países, entre eles o Brasil, estão à beira de uma epidemia de saúde conhecida como “carga dupla da má nutrição”: obesidade e desnutrição convivendo lado a lado. Entre as diversas causas disso estão a ampla oferta global de alimentos não saudáveis, o aumento do trabalho em escritórios (ou seja, em ambientes sedentários) e o uso crescente de meios de transporte e de entretenimento em telas.

Há também o fenômeno do “gordo-magro”: pessoas que parecem ter um peso saudável, mas que carregam em seu corpo grandes quantidades de gordura escondida. Atualmente, todos os países do mundo lutam com algum tipo de problema nutricional.

No que diz respeito à privação crônica de alimentos, havia em 2016 estimadas 815 milhões de pessoas passando fome, um aumento de 5% ao longo de dois anos. Grande parte desse aumento se deu na África, onde 20% das crianças são desnutridas.

Enquanto isso, as taxas de obesidade triplicaram nos últimos 40 anos. No mundo, mais de 600 milhões de adultos estão obesos, e 1,9 bilhão estão acima do peso. E o número de obesos em países em desenvolvimento está rapidamente alcançando o de países desenvolvidos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui