Cortes frequentes no abastecimento de energia elétrica motivaram reclamações dos vereadores de Estrela, na sessão desta segunda-feira (17). Sem projetos na Ordem do Dia, quatro dos 13 legisladores utilizaram a tribuna. A maioria dos representantes cobrou melhorias no abastecimento da RGE Sul. O vereador Márcio Mallmann (PP) também reivindicou sinal de telefone e internet na zona rural.

Nos últimos dias, o serviço tem sofrido interrupções com frequência. Em um período de oito horas, entre domingo (16) e segunda-feira, teriam sido pelo menos cinco ocorrências que, segundo os vereadores, geralmente são curtas. Moradores relatam prejuízos com as interrupções. “Pessoas estão reclamando de aparelhos que queimaram durante a suspensão do atendimento. A orientação é para que procurem a empresa e registrem o dano financeiro”, revela Marco Aurélio Wermann (PV).

As quedas no abastecimento já foram informadas à gerência da RGE, conforme o vereador Tiago Augusto Lehnen, o ‘Chicó’, (PSDB). “Disseram que estão averiguando o motivo do corte, mas adiantaram que provavelmente seja um problema na transmissão”, conta.

OUÇA A SESSÃO COMPLETA

 

Por conta das ocorrências, Norberto Fell (PPS) recordou que essa é uma demanda antiga. O vereador lembrou dificuldades na prestação do serviço em 2011, quando atuava na assessoria jurídica da prefeitura de Estrela, durante o governo de Celso Bronstrup. “Munícipes de diversos bairros tiveram prejuízos com um vendaval, que provocou a queda de postes de luz. Faziam quase 24 horas e a AES SUL ainda não tinha resolvido o problema”, comenta. No ano passado, a área de concessão foi admitida pela RGE Sul Energia.

Foi movida uma ação ordinária contra a empresa. Em liminar, a prefeitura garantiu o início da recuperação. Já o processo segue indefinido. “A ação está tramitando até hoje, sem decisão nem em primeiro grau”, relata. O vereador pede a interferência da atual gestão, para que exija melhores condições de abastecimento.

Os vereadores voltam a se reunir na próxima segunda-feira (24), a partir das 18h30, no plenário Bento Rodrigues da Rosa, na Rua Dr. Tostes, nº 51, Centro. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui