Carne suína teve redução de produção e de exportação em 2018

Presidente da Acsurs explica dificuldade do setor e projeta assembleia que terá eleição da nova diretoria em março.


0
Foto: Floydy Mattje

A cadeia produtiva de suínos enfrentou um ano de muitas dificuldades em 2018. O embargo da Rússia aos produtos brasileiros fez com que os preços baixassem, mesmo com o acréscimo de exportação para a China, países da África e do Mercosul.


ouça a entrevista

 


O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, a Acsurs, Valdecir Folador, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale. Ele explicou que um quinto da produção é destinada ao mercado externo e quando há redução nesse índice, toda a cadeia é prejudicada.

No fim do ano passado, a Rússia voltou a importar carne suína de quatro plantas do Rio Grande do Sul. A expectativa é que haja novamente a retomada da negociação com outras empresas gaúchas e brasileiras.

Valdecir Folador relatou ainda que 2018 apresentou a redução de 5% na produção, representando 200 mil toneladas a menos no abate de suínos. A dificuldade de exportação refletiu também na falta de investimentos por parte do criador, pela menor rentabilidade alcançada com a baixa do preço do produto.

A Acsurs está localizada em Estrela e agendou para o dia 8 de março a assembleia geral, com a eleição da nova diretoria. O atual presidente não descartou concorrer à reeleição. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui