CDL Lajeado passa a divulgar índices mensais e perfil dos inadimplentes do município

Com a divulgação, a CDL procura preservar os negócios locais e alertar consumidores para a compra consciente.

0
Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, a partir deste mês, passa a divulgar para toda a comunidade os índices mensais e perfil dos inadimplentes do município, obtidos junto ao banco de dados da Boa Vista Serviços. Com a divulgação dos índices, a CDL procura preservar os negócios locais e alertar consumidores para a compra consciente, explica a diretora-executiva da CDL, Soraide Graf.


ouça a entrevista


 

De acordo com esse sistema, no início do mês Lajeado possuía 58.750 CPFs de pessoas maiores de 18 anos ativos na Receita Federal, dos quais 13.785 estavam com, pelo menos, uma restrição, o que equivale a 23,5% e é inferior aos 29,7% registrados no RS.

Quanto ao perfil, os lajeadenses se diferem da tendência do Estado, onde 50,9% são mulheres e 13,07% têm entre 35 e 39 anos. A maioria são homens (50,3%) e está na faixa dos 25 a 29 anos (14,41%). Já a renda média é semelhante ao RS, estando entre um e dois salários-mínimos. O relatório foi emitido em 5 de novembro.

“A nossa preocupação é sempre chamar atenção, tanto dos empresários como para os consumidores, para a inadimplência”, detalha Soraide, com a intenção de “diminuir o risco para os empresários na hora de fazer vendas para os consumidores”.

“O objetivo é diminuir o risco na concessão de crédito. Quando a gente tem um risco muito alto na venda, os juros tendem a ser maiores. Isso é uma questão de mercado. Se conseguirmos baixar esse risco, o mercado vai abaixar os juros e nós, cidadãos, vamos conseguir maior concessão de crédito”, projeta.

Soraide também destaca a educação financeira: “Sempre alertamos os consumidores em relação à administração financeira pessoal. A regra básica geral é que a gente não pode consumir mais do que é a minha capacidade de investimento”, comenta. TS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui