Estrela inaugura o Centro Materno Infantil no dia 28 de abril. O local, que disponibilizará consultas e procedimentos nas áreas da ginecologia, obstetrícia e pediatria, foi construído por meio da parceria do Governo Municipal, através da Secretaria da Saúde, com a Univates.


Representante do Centro, Pâmela Almeida de Souza (e) e o professor da Univates, Dr. Carlos Dorneles. (Foto: Rodrigo Gallas)

O professor da Univates. Dr. Carlos Dorneles, salienta que mesmo ainda não inaugurado, já são realizados atendimentos no local. No total foram 300 em dois meses.

Segundo o Secretário da Saúde de Estrela, Elmar Schneider, o local tem principalmente objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde e qualificar a atenção primária, ampliando a sua resolutividade. Ele explica que são muitos usuários da saúde pública, por isso, existiu a necessidade de investir em uma área que não tinha recebido melhorias e uma atenção em especial.

O Centro funcionará de segunda a sexta-feira. Num primeiro momento o município fará a transferência, para o Centro, dos profissionais que atuam em algumas das Unidades Básicas. Inicialmente três turnos ficam a cargo da Univates, os quais serão ampliados gradativamente. Schneider cita a grande participação do curso de medicina da Univates na construção deste local.

“A gente acredita que nós estejamos fazendo saúde preventiva, acreditando na criança, apostando na mãe, acompanhando toda essa evolução da família”, comenta.

Foto: Kainan Oliveira

O secretário destaca ainda a importância do local para o desenvolvimento de Estrela. O Centro se localiza junto ao Hospital de Estrela. Ele conta com nove consultórios (três de pediatria, três de ginecologia e obstetrícia, um multiprofissional, um de enfermagem e outro de acolhimento – preparação do paciente) e uma sala de educação em saúde. Este espaço está previsto para a discussão de casos clínicos dos estudantes da Univates vivenciados no dia a dia, assim como para treinamentos, orientações aos pacientes e grupos de promoção da saúde.

A solenidade de inauguração ocorre a partir das 14h. Os atendimentos são feitos de forma integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). KO


ouça a entrevista de Elmar Schneider


ouça a entrevista Pâmela Almeida de Souza e Dr. Carlos Dorneles

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui