Centro de estudos promove curso sobre a história do budismo em Lajeado

A formação será ministrada pelo historiador do budismo Fernando Leão nos dias 27 e 28 de abril.

1
Em entrevista no programa Papos de Mulher, integrantes do CEBB Lajeado falaram sobre budismo (Foto: Tiago Silva)

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) de Lajeado promove, nos dias 27 e 28 de abril, um curso sobre a história do budismo. A formação será ministrada por Fernando Leão, historiador e aluno do Lama Samten desde 2005. Na oportunidade, Leão falará sobre como a prática do budismo se desenvolveu ao logo nos séculos nas diferentes sociedades.

O centro fica localizado na Rua Ivone Maria Sbruzzi, 106, no Bairro Alto do Parque, nos fundos do prédio 12 da Univates. Fundado em 14 de fevereiro de 2018, o CEBB de Lajeado atua sob orientação do Padma Samten, o primeiro lama ordenado no Brasil, em 1996.

Formar um centro de estudos em Lajeado foi uma forma de aproximar os praticantes do budismo no Vale do Taquari. “Comunidade é importante no budismo, não é uma prática isolada” ressalta Bruno Bohrer, membro do CEBB Lajeado. A tradição do centro está ligada ao budismo tibetano. “A gente oferece estudos dentro da estrutura desse mestre (Padma Samten), que é brasileiro, gaúcho de Rio Grande, foi professor de física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi migrando para essa sabedoria oriental.”

Assista à íntegra do programa

“Tem várias vertentes dentro do budismo, e aqui no Rio Grande do Sul a gente tem como referência o templo de Três Coroas”, detalha Elise Bozzetto, para quem o budismo oferece “uma visão mais ampla da realidade”.

“O budismo dialoga muito bem com todas as religiões, porque ele não é sectário. Tu podes seguir qualquer religião e praticar budismo. Ele te mostra todas as consequências de tudo que tu faz, ele te mostra o posicionamento da tua mente”, percebe ela.

“A riqueza do budismo está nos métodos”, acredita Bruno Bohrer. “A prática da meditação é transformadora, é revolucionaria. Se a gente não olhar para dentro, é difícil a gente avançar no caminho”, complementa.

Saiba mais

Centro de Estudos Budistas Bodisatva de Lajeado realiza encontros semanais nas segundas e quartas-feiras, das 20h às 22h; nos sábados das 9h às 12h e, nos domingos, das 17 às 20h. As atividades podem ser acompanhadas pela página oficial do grupo no Facebook.


Aplicativo ajuda mulheres a marcar locais com risco de assédio

com Natalia Ribeiro

 

Estudantes da Universidade Federal do Amapá e da Universidade Federal do Maranhão desenvolveram um aplicativo chamado SafeGirl, voltado para contribuir na prevenção de assédio sexual. Recém-lançado, por enquanto o app está disponível apenas para sistema android.

O aplicativo foi desenvolvido por Mateus Bezerra da Silva, Vitor Hugo Moraes e Brenda Sá, durante concurso de inovação e empreendedorismo do Instituto NET Claro Embratel, em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A ideia dos estudantes é conceder um incentivo para que mulheres compartilharem no aplicativo a experiência que vivenciam nos lugares que frequentam, a partir de uma classificação com diferentes graus de segurança.

Os estudantes afirmam que outras funcionalidades chegarão ao aplicativo, como descontos para usuárias, acesso às leis que garantem seus direitos e também o contato de organizações de combate à violência contra mulher.

Fonte: Techmundo


Na Cozinha: Couve-flor picante assada

com Daniel Bortolini

 

Ingredientes para a couve-flor

  • Couve -flor média
  • Azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Páprica picante a gosto
  • Fubá ou farinha de milho fininha
  • Molho
  • Iogurte natural
  • Azeite
  • Mel
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo couve-flor

Separe os floretes da couve-flor e tempere com o azeite, sal e pimenta. Em um bowl ou prato, junte o fubá (a quantidade necessária para empanar) misturado com sal e páprica picante. Empane a couve flor nessa mistura, dos dois lados, pressionando levemente para empanar. Numa assadeira forrada com papel manteiga e untada, levar ao forno preaquecido a 180ºC. Regue com um pouco mais de azeite até dourar, virando no meio do processo para dourar dos dois lados.

Preparo molho

Misture os ingredientes do molho no olho mesmo e vá acertando o sal.

Receita e imagem: Cozinhatravessa.com.br


1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui