Centro Integrado de Comando e Controle visa fortalecer policiamento e embasar ações penais

A estrutura será instalada junto ao 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), em Lajeado.


0
Foto: Nícolas Horn

O projeto do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) foi apresentado em agosto de 2018, na sede da Prefeitura de Lajeado. A estrutura será instalada junto ao 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), em Lajeado, e servirá de central operacional para municípios do Vale do Taquari. O projeto arquitetônico foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Lajeado. O prédio, com 462,48 m², terá três andares, com sala de videomonitoramento e reuniões, garagens e área para alojamento.


ouça a entrevista


 

O grupo que articula a edificação do projeto, agora, busca viabilizá-lo financeiramente. A ideia é que a construção seja realizada por meio de recursos destinados por diversos órgãos — entre eles o Ministério Público do Trabalho (MPT) —, e entidades. A mediação será da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro).

Conforme o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, no Centro Integrado, a tecnologia será aliada para combater o crime e aumentar a sensação de segurança. Para o promotor Carlos Augusto Fiorioli, o CICCR possibilitará a produção de provas para embasar futuras ações penais e conseguir a condenações de criminosos.

No centro, serão monitoradas imagens de câmeras a serem instaladas em diversos municípios do Vale do Taquari — cada município é responsável pela compra e instalação dos equipamentos em pontos estratégicos. A partir do espelhamento de uma ocorrência municipal no centro integrado, esta ocorrência poderá se tornar regional e, inclusive, estadual, gerando resposta mais rápida das autoridades.

Para os agentes que atuam na segurança pública, as imagens permitirão maior agilidade na constatação do que pode estar ocorrendo e agilizar uma pronta resposta. Conforme o comandante do 22º BPM, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, o CICCR possibilitará à Brigada Militar melhor cobertura no policiamento ostensivo da região. Maya destaca que aliado ao Centro Integrado de Operações (CIOp), que já teve sua construção iniciada, “a gente consegue melhorar o atendimento na região”.

O oficial reconhece que a inteligência não substitui a necessidade da presença física dos policias nos municípios. Mas pondera que a Brigada Militar está promovendo a formação de 2 mil novos policiais. Oitenta e seis desses alunos passam por capacitação em Lajeado. Até a metade do ano, eles devem estar aptos para atuarem nas ruas. O tenente-coronel ressalta que a intenção dos comandantes da região é que esses novos brigadianos sejam empregados no Vale do Taquari. TS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui