Cerca de 62% do grupo de risco está vacinado contra a gripe, em Lajeado

Pelo menos dez mil pessoas já foram imunizadas no município. A campanha segue até o dia 1º de junho, com o objetivo de atingir mais seis mil munícipes.


0
No Dia D de vacinação, cerca de 900 pessoas foram até as unidades de saúde de Lajeado (Foto: Arquivo/ Camila Pires)

Restam apenas duas semanas para o término da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que teve início no fim de abril. Neste período, 16.367 pessoas dos grupos prioritários procuraram as unidades de saúde de Lajeado e garantiram a sua imunização, sendo que mais oito mil ainda precisam ser vacinadas. O número, atualizado na quinta (17), representa cobertura vacinal de 61,67% com relação ao público de risco.


OUÇA A REPORTAGEM


Os levantamentos semanais são encaminhados ao Ministério da Saúde, regulador da campanha nos municípios brasileiros. Em todo o país, tradicionalmente o índice mais baixo de vacinação está no grupo das crianças, que vai até 5 anos – fato que é percebido em Lajeado. “Temos aproximadamente 48% das crianças imunizadas”, atesta a coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Demarchi. Já receberam a dose 2.064 crianças, sendo que a meta é de 4.305.

Mesmo com os índices mais baixos, esse grupo demonstrou grande procura no Dia D de vacinação, realizado em 12 de maio. Das 900 pessoas que foram até as unidades de saúde de Lajeado e foram vacinadas, 472 eram crianças. “A imunização contra a influenza é de extrema importância para a saúde pública. Os vírus contemplados na vacina são todos os que podem evoluir em formas muito graves da doença, para quadros de pneumonia severa, inclusive com óbito”, explica Juliana.

Foi justamente uma criança, de 7 anos, a única pessoa de Lajeado que, até o momento, testou positivo para o vírus H1N1, a Gripe A. O garoto foi internado em um hospital da Região Central de Porto Alegre, sendo que a infecção foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Ele não pertence ao grupo prioritário das crianças, que vai até os 5 anos, porém, por apresentar um quadro de pneumopatia, está entre os pacientes com doença crônica e pode receber a vacina. Ele não tinha sido imunizado antes de descobrir a infecção.

Juliana Demarchi coordena o Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Lajeado (Foto: Natalia Ribeiro)

Mais duas suspeitas em Lajeado foram descartadas pelo laboratório. Esses são os únicos casos notificados de Gripe A no Vale do Taquari em 2018. A coordenadora do Setor de Epidemiologia ressalta a importância da imunização. “Principalmente agora, com a chegada do frio, os ambientes ficam mais fechados, com possibilidade de maior propagação viral. Prevenção é extremamente importante”.

Quem deve ser vacinado

O grupo de risco é composto de crianças até 5 anos, idosos – a partir de 60 anos, gestantes, puérperas – mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, professores, índios, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Em Lajeado, a Unidade Central de Saúde atende das 7h30 às 18h; no Bairro Santo André e Moinhos, das 7h30 às 11h15. As demais unidades abrem das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h – exceto no Morro 25. Os moradores desse bairro devem procurar os demais estabelecimentos de saúde do município. De acordo com a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, 45 mil pessoas estão imunizadas no Vale. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui