Cheia do Rio Taquari desabriga uma família de Lajeado

Mais dez poderão ser retiradas de casa até a noite desta sexta-feira. Em Estrela, uma família deixou sua residência.

0
Foto: Luís Fernando Wagner

Uma família que reside na Rua Francisco Oscar Karnal, no Centro de Lajeado, deixou sua casa nesta sexta-feira (13), por conta da cheia do Rio Taquari. O deslocamento ocorreu para a casa de amigos e parentes, no Bairro Morro 25.

A Defesa Civil de Lajeado desocupou outra casa da mesma via, que abriga máquinas da prefeitura. Não há moradores no local, sendo que apenas os utensílios foram levados para o Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no Bairro São Cristóvão.

Segundo o Departamento de Trânsito, não há vias bloqueadas na cidade. No entanto, se o nível do Rio Taquari ultrapassar o nível dos 20,5 metros, devem ficar alagadas as ruas Arnoldo Uhry, entre os bairros Moinhos e Jardim do Cedro, Francisco Oscar Karnal, Décio Martins Costa, Santos Filho e Carlos Sphor Filho, no Centro. Já se a cheia alcançar a cota dos 21 metros, mais dez famílias deverão ser retiradas de suas casas.

Arroio do Meio

Interrompida a passagem de veículos na Travessa Pedro Schweizer, no Bairro Aimoré, na Estrada dos Wünch e na Rua Dom Pedro II, ambas no Centro. Famílias não foram retiradas de suas casas, o que deve ser decidido até as 21h desta sexta-feira.

Cruzeiro do Sul

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul interditou a passagem de veículos na Rua Dom Pedro II, junto à Sociedade Pé de Chumbo, no Bairro Cascata. Nenhuma família teve de ser retirada de casa, o que deve acontecer apenas se a cota do Rio Taquari alcançar 21,5 metros. Pela manhã, foi realizada a limpeza da estrutura da ponte sobre o Arroio Sampaio, na localidade de Boa Esperança Alta, o que interditou o fluxo de veículos por cerca de 30 minutos. Esse trecho foi liberado ainda pela manhã.

Estrela

Cinco vias de Estrela estão interditadas por conta da cheia do Rio Taquari.  Interrupções são registradas na Rua Mathias Petter Sobrinho, no Bairro Imigrantes; Travessa Müller, que liga São Jacó a Novo Paraíso; Estrada Municipal da Cascata, entre Novo Paraíso e São Jacó; Rua Albino Francisco Horn, que faz a ligação dos bairros Alto da Bronze e Imigrantes; e a Rua Nicolau Hoss, na ponte que liga São José à Novo Paraíso, próximo a Tangará Foods.

A pedido dos moradores, a Defesa Civil removeu uma família que reside na Rua João Lino Braun, no Bairro Boa União, para a casa de familiares. RS/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui