Com críticas à redação do projeto, aprovada doação de mobiliário escolar para entidade evangélica

Vereadores de Estrela foram unâmimes na aceitação da proposta, o que ocorreu na sessão ordinária desta segunda-feira (22).

0
Fell chegou a anunciar que voltaria contra a matéria. Ele cobra mais informações sobre a utilização dos bens (Foto: Natalia Ribeiro)

Depois de receber pedido de vista na sessão anterior, da semana passada, a doação de bens inservíveis da Secretaria de Educação de Estrela voltou à pauta da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (22), quando recebeu aprovação unânime. A entidade a ser beneficiada é a União dos Pastores Evangélicos do Vale, que tem nove congregações associadas. No total, serão entregues 397 utensílios que integravam o mobiliário das salas de aula dos colégios públicos municipais de Estrela.


OUÇA A SESSÃO COMPLETA


Antes da apreciação, o vereador Norberto Fell (PPS) chegou a anunciar que seria contrário ao texto, sob a alegação de problemas na redação. Ele foi o autor do pedido de vista que fez com que a matéria não fosse apreciada na sessão anterior. “Quando eu pedi vista na semana passada, tinha curiosidade do procedimento que se adotara”, comenta. A proposta, que tem duas páginas, faltou em esclarecimentos, segundo ele.

“É um projeto deficiente, que não me autoriza a dizer que atende ao princípio da legalidade”, afirma Fell. As falas de negação, no entanto, foram substituídas quando a matéria, a única na ordem do dia, foi colocada em discussão. Volnei Zancanaro (PR) disse que pediu a Fell que mudasse o direcionamento do voto. “Porque esse projeto é muito importante para a comunidade e para os pastores. Essas classes e cadeiras que não servem mais para nós serão de grande valia para eles”.

Mesmo diante da solicitação feita ao colega, Zancanaro destacou que a proposta carecia de informações, como, por exemplo, a finalidade da doação. “Que num próximo projeto a gente nem deixe passar nas comissões até que eles (prefeitura) façam uma melhor redação”. Governistas como Ernani de Castro (MDB), Marco Wermann (PV), Márcio Mallmann (PP) e Tiago Augusto Lehnen (PSDB) acompanharam o posicionamento de Zancanaro, que, junto de Fell, faz oposição.

Serão doadas 312 cadeiras, 75 classes e dez mesas. Na segunda quinzena de março, a Câmara de Vereadores de Estrela aprovou matéria semelhante em benefício ao Centro Comunitário Linha Lenz. Na oportunidade, foi permitida a entrega de 57 classes escolares e 21 cadeiras. Presidente da União dos Pastores Evangélicos do Vale, Valmir Turatti alega que os materiais serão utilizados em atividades com crianças e adolescentes atendidos nas igrejas. Não há projeto específico de aplicação dos bens.

Demora no Hospital Estrela

A suposta demora em atendimentos médicos no pronto-socorro do Hospital Estrela foi tema recorrente nas manifestações dos vereadores na sessão desta segunda-feira. No próximo dia 29, ocorrerá uma audiência pública na casa a fim de debater a situação, que tem demandado reclamações dos usuários. Marco Wermann (PV) disse que o Legislativo aguarda um posicionamento com ações a serem desenvolvidas. “Já tivemos tempo para discutir o que está ocorrendo. Agora é momento de ação”.

O encontro foi convocado pelo secretário da Saúde de Estrela, Elmar Schneider. Tem início previsto para as 13h30 e convite aberto à comunidade. Representantes da unidade de saúde deverão se fazer presentes. A mantenedora do hospital, Rede de Saúde Divina Providência, assumiu a gestão em janeiro.

Segundo o presidente da Câmara, Élio Kunzler (PTB), a Prefeitura de Estrela avalia a possibilidade de contratar um médico para atender no hospital e, assim, reduzir a demanda de espera. Parte da casa demonstrou contrariedade à proposição.

Tribuna livre

Ainda nesta sessão, o espaço da tribuna livre foi ocupado pelo pesquisador e empresário Carlos Dullius. Ele falou aos vereadores sobre a bioeconomia e suas perspectivas de crescimento e aplicação no Brasil e no mundo, principalmente nos países europeus. A casa volta a se reunir na próxima segunda-feira (29), a partir das 18h30, no plenário Bento Rodrigues da Rosa, no Centro de Estrela. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui