Com horário estendido, UBS Universidade atrai população masculina para atendimento, diz coordenadora

Unidade Básica de Saúde está localizada no Centro Clínico Univates, e atende das 13h às 17h e das 18h às 22h.

0
Foto: Univates / Divulgação

O ano de 2019 começou com uma nova possibilidade para quem precisa de um atendimento em saúde. Desde 2 de janeiro, os pacientes podem realizar consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Universidade, serviço vinculado ao Centro Clínico Univates. A UBS está localizada no Ambulatório de Especialidades Médicas, no Prédio 22 da Univates.


ouça a entrevista


 

O horário de atendimento é das 13h às 17h e das 18h às 22h. O centro tem capacidade aproximada de até mil atendimentos mensais, com foco em consultas de baixa complexidade e eletivas. Conforme a coordenadora da unidade, a enfermeira Patrícia Ana Muller, são seis médicos especializados em família e comunidades no atendimento e 15 alunos do curso de Medicina, que estão entre o 9º e 11º semestres na instituição.

“A UBS nasce de um desejo da Universidade e do curso de Medicina de ter uma estrutura suficiente para que os alunos possam realizar a sua formação na atenção primária, no atendimento às necessidades da população, e ao mesmo tempo, da Prefeitura de conseguir que aquelas agendas que não conseguem ser marcadas em função da demanda, consigam ser agendadas para a nossa unidade básica de saúde”, destaca.

Os pacientes são encaminhados à UBS Universidade pelo seu posto de saúde de seu bairro de origem, que fará o agendamento da consulta no centro vinculado à Univates.

“Viemos com um diferencial, que o novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vem tocando nesse sentido, que é das unidades trabalharem no horário noturno. Somos a primeira unidade a abrir com horário fixo, até as 22h. Estamos sentindo um acolhimento muito grande da comunidade, especialmente da população masculina”, detalha.

“No geral, a gente recebe muito mais a população feminina nas unidades de saúde. Neste horário estendido até as 22h, temos percebido a população jovem e masculina acessando como um diferencial importante”, complementa. TS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui