Com presença de Rodrigo Lorenzoni, Amvat debate demandas e apresenta Plano de Trabalho da RGE

Reunião entre os prefeitos do Vale do Taquari ocorreu na manhã desta sexta-feira (15). Encontro também contou com prestação de contas do Consisa.

0
Secretário de Estado de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni (Foto: Gabriela Hautrive)

Na manhã desta sexta-feira (15), os prefeitos das 28 cidades da região se reuniram com o secretário de Estado de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni. A assembleia geral aconteceu na Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), com sede em Estrela. Entre os assuntos abordados, foi apresentado o Plano de Trabalho da RGE para o Vale do Taquari, que foi entregue pela concessionária depois de audiência no Procon-RS, em Porto Alegre, no dia 13 de fevereiro.


ouça a reportagem


 

O prefeito de Imigrante e 1º vice-presidente da Amvat, Celso Kaplan, relata o que foi debatido entre os prefeitos. “Já estamos vendo algumas ações, mas temos algumas dificuldades, entre elas, o problema de que muitas vezes, o 0800, onde o cliente liga, é informado que o problema deve ser resolvido pelo município. Mas não é bem assim, não é problema do município. Vamos levar esses pequenos detalhes para conhecimento da RGE. Todos os prefeitos receberam em mãos o relatório, identificando os pontos onde a vegetação que está encobrindo a rede”, explica Kaplan.

Presidente da Amvat e prefeito de Teutônia, Jonatan Bronstrup (Foto: Gabriela Hautrive)

O secretário de Estado de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, disse que o debate com os prefeitos é um momento importante para a execução dos trabalhos a nível estadual. “Precisamos entender as demandas, as vocações, as oportunidades e os gargalos que as regiões possuem. Que nós possamos desenvolver os nossos programas e planos de ações em conjunto as lideranças municipais. Para que as ações de um governo sejam verdadeiras, elas precisam ter conexão com as pessoas e as lideranças políticas mais próximas das pessoa são os prefeitos”, entende Lorenzoni.

Orçamento do Consisa-VRT

A reunião também contou com espaço para a assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa-VRT), para prestação de contas da entidade referentes ao ano de 2018. O orçamento do período, aproximadamente R$ 24 milhões, foi aprovado por unanimidade, como relata o secretário Executivo do Consisa, Nilton Rolante.

“Todos os números positivos, com exceção de uma dificuldade, que já é de conhecimento regional, que é a questão da administração dos serviços do Samu no Vale, a qual tem um déficit com o governo do estado. Mas que a gente entende e espera agora uma articulação do próprio secretário (Rodrigo Lorenzoni) para que podemos receber esse valor de aproximadamente R$ 1,2 milhão.”

Reunião reuniu os 28 prefeitos do Vale do Taquari (Foto: Gabriela Hautrive)

Além da reunião com participação do secretário estadual, Rodrigo Lorenzoni, os prefeitos debateram outros diversos assuntos envolvendo demandas locais. A programação de Lorenzoni no Vale do Taquari seguiu com visitas ao Porto de Estrela e ao Aeródromo. GH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui