Comando Regional de Polícia celebra 20 anos de atuação no Vale do Taquari

Solenidade teve entrega de honraria ao melhor policial da região e a militares e civis que contribuíram com o aumento do grau de segurança nos municípios.

0
Empresário de Lajeado, Elvidio Elvino Eckert, foi um dos civis homenageados na solenidade (Fotos: Natalia Ribeiro)

O aniversário de 20 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT) foi celebrado em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (07), na Praça da Matriz, na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Lajeado, em frente ao prédio do órgão de segurança. A atividade foi uma das realizadas para lembrar a data de criação do centro, 23 de outubro de 1998. Houve entrega de honrarias e reconhecimento ao Policial Padrão 2018, conhecido através de prova.


OUÇA A REPORTAGEM


O militar premiado com o título este ano foi o segundo-sargento Walesko Do Val Baroni Gomes, de 34 anos, que atua no 22º Batalhão da Brigada Militar de Lajeado (22ºBPM). Há 12 anos que o filho de Santana do Livramento trabalha na BM, parte deles no Vale do Taquari. Sobre a premiação, Gomes acredita que “todo o reconhecimento motiva, assim como uma promoção, então é gratificante”.

A escolha passou por testes físicos e teóricos. Foi a primeira vez que ele participou da competição, que ocorre a cada ano entre os militares lotados no CRPO-VT. “Surpresa foi pelo resultado, porque não foi uma escolha. A disputa é para ver quem se sai melhor em todas as competições, que são prova teórica, de tiro e teste físico”, comenta o segundo-sargento. Hoje, por conta da profissão, ele mora em Lajeado.

Segundo-sargento Walesko Do Val Baroni Gomes com a premiação recebida do comandante Hofmann, nesta tarde

O protocolo da solenidade contou ainda com apresentação da tropa, hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, homenagem ao policial padrão e aos que que foram para a reserva remunerada em 2018, bem como entrega de comenda a um grupo de militares e civis, honraria que, para o comandante do CRPO-VT, coronel Ricardo Alex Hofmann “é o prêmio máximo da BM na região”.

Diversas lideranças e representantes de poderes instituídos participaram do evento, que ocorreu no coreto da Praça da Matriz. Destaque para o diretor das Promotorias de Justiça da Comarca de Lajeado, Carlos Augusto Fiorioli e o promotor Sérgio da Fonseca Diefenbach, bem como prefeitos, vice-prefeitos e secretários, entre outros.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), salientou a força-tarefa estabelecida com os gestores regionais em prol da segurança pública. “Agradeço a todos os prefeitos dos municípios da região, que, em 2018, na Associação dos Municípios do Vale Taquari (Amvat), escolheram a causa como bandeira para levar adiante em cada uma das suas localidades”. Sua referência é para o projeto de videomonitoramento regional, que está em fase de elaboração.

Representando o governo gaúcho, o chefe do estado maior da BM, coronel Júlio César Rocha Lopes, destacou o envolvimento da comunidade local nas causas relativas à segurança pública. “O comando do Vale do Taquari é um comando recente, novo, com 20 anos, mas extremamente importante para a instituição”.

Homenageados

Policiais militares transferidos para a reserva remunerada, reconhecidos pelos serviços prestados nos 30 anos de atuação junto à Brigada Militar.

– Tenente-coronel Paulo Rogério Farias Medeiros;

– Tenente Vagner Geovani Hernandes Luís;

– Tenente Marco Edson Carvalho da Silva;

– Tenente Roque Luís Mantovani;

– Segundo-sargento Valmor Astor Gohl;

– Tenente Carlos Alberto Scheeren.

Comenda regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari

Militares agraciados:

– Coronel Júlio César Rocha Lopes, chefe do estado maior da BM;

– Tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya;

– Major Alessandro Augusto Bernardes dos Santos;

– Major Cassio Conzatti;

– Primeiro-tenente Nilson Friederich;

– Soldado Diego Custódio da Silva;

– Soldado Pedro Ernesto Conzatti.

Civis premiados:

– Prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti;

– Vice-prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher;

– Empresário da Distribuidora de Petróleo Charrua Ltda. Elvidio Elvino Eckert;

– Presidente do Consepro de Teutônia Frederico Adolfo Dahmer;

– Empresário de Estrela, Henrique Purper.

A instituição

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT) foi criado em 23 de outubro de 1998. Atende as necessidades de 37 municípios. Antes da sua instituição, reportava-se à unidade de Montenegro, o que, segundo o comandante e chefe da unidade, Ricardo Hofmann, “provocava algumas dificuldades na decisão e no encaminhamento das demandas”, diz.

Prédio do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO-VT), na Rua Borges de Medeiros, no Centro de Lajeado

As atividades do comando são voltadas para a análise do comportamento criminoso da região. Hofmann comenta que “até o mês de maio tínhamos muitos arrombamentos de agências bancárias, especialmente na madrugada, com explosões e até reféns. Agimos e, em junho, já não tivemos mais casos”. Atualmente o foco está no combate ao tráfico de drogas e aos homicídios decorrentes desse crime. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui