Foto: Divulgação

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, recebeu na manhã desta quinta-feira (27) uma comitiva liderada pelo vereador Éder Spohr (PMDB), formada por de comerciantes do entorno da Praça Marechal Floriano, a Praça da Matriz, situada no centro da cidade. O grupo cobrou do executivo, medidas para conter o avanço da ação de andarilhos que frequentam o logradouro.

A comissão apresentou um abaixo-assinado com cerca de 1,5 mil assinaturas. Estiveram no encontro, além do prefeito,  o secretário da Segurança Pública, Paulo Locatelli,  coordenador de Relações Comunitárias e Setoriais, Ítalo Reali, e ao ouvidor, Günther Meyer.


Ouça a reportagem


Os comerciantes relataram os inconvenientes ocasionados pelos moradores de rua que habitam apraça. “São casos de violência, principalmente contra mulheres. Também há registros de ação de flanelinhas e até assaltos”, revelou Spohr.   Durante os finais de semana e ao anoitecer, quando há mais gente circulando nos estabelecimentos, as abordagens são intensificadas, gerando constrangimento e inibindo a comunidade de frequentar o local. “Estabelecimentos que funcionam a noite comentam que o fluxo de clientes tem diminuído em virtude  do assédio destas pessoas, que normalmente, são usuários de drogas”, comenta o vereador.

A primeira orientação da prefeitura é que as pessoas que forem importunadas devem registrar boletim de ocorrência  na Delegacia de Polícia, para facilitar a  identificação dos infratores. Os registros também podem contribuir para o mapeamento  dos pontos de maior incidência de crimes e assim, fortalecer o policiamento ostensivo pela Brigada Militar.

Outra medida sugerida do encontro é o cercamento eletrônico da praça, com câmeras de videomonitoramento.  O assunto voltará a ser discutido nesta quinta-feira (27), às 19h, em reunião da comitiva com a Brigada Militar. O encontro ocorre na sede do Comando Regional de Policia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT). LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui