A nova edição da pesquisa Book de Rádio realizada pela Kantar IBOPE Media e publicada em setembro deste ano traz informações interessantes, mas sem surpresas. Nas vésperas de completar 100 anos no Brasil, o rádio passou por importantes mudanças ao longo da história, mas manteve a sua essência que o mantém vivo nos dias de hoje.

O rádio mantém a sua essência como um meio simples, instantâneo, móvel, companheiro, abrangente e não exige atenção exclusiva. Todos esses conceitos são ratificados nos números a serem apresentados a seguir. Atualmente, no Brasil, 87% das pessoas escutam rádio. Isso representa 52 milhões de indivíduos nas 13 regiões metropolitanas do país onde a pesquisa for realizada. A média de audiência é de 4h40 por dia, sendo que em Porto Alegre 89% das pessoas declararam ouvir rádio nos últimos 30 dias com uma média de 4h44 ao dia.

O meio rádio é ouvido por pessoas de todas as classes e idades, mas chama atenção o percentual entre os mais jovens que supera a média. Na faixa dos 15 aos 19 anos 91% escutam rádio. Em termos de horário, a audiência é mais alta na parte da manhã, alcançando o ápice entre 10h e 11h para depois reduzir gradativamente, até tombar entre 19h e 20h (Voz do Brasil).

Outro dado interessante é quanto a fidelidade da audiência. A maioria dos ouvintes de rádio, 92,3%, escuta entre 1 e 3 emissoras durante uma semana, demonstrando a fidelidade dos ouvintes. A possibilidade de sintonizar as emissoras em diversos lugares ao longo do dia mostra a segmentação do meio, tanto que 49% das pessoas não estão em casa enquanto escutam rádio: 15% estão no carro, 9% no trabalho e 5% no trajeto.

A facilidade de transmissão eleva o rádio a condição de um dos meios mais instantâneos. Essa agilidade faz com que 35% das pessoas recorram ao rádio para atualizar alguma informação. A possibilidade de fazer outras tarefas enquanto se ouve rádio proporciona que os ouvintes exerçam atividades paralelas: 23% navega pela internet, 17% assiste TV, 14% lê jornal e 13% lê revista.

A força comercial do rádio pode ser comprovada na efetividade das campanhas no meio de comunicação. Segundo a pesquisa, 32% dos ouvintes de rádio declararam prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade em rádio. Ainda assim, o meio mantém um percentual relativamente estável ao longo dos anos. Entre janeiro e junho de 2017, o rádio alcançou 4,5% de share no bolo, baseado em valores publicitários brutos.

Esta foi a 4ª edição do Book de Rádio, um estudo que traz informações do meio nas 13 regiões metropolitanas onde a Kantar IBOPE Media afere a audiência. O material apresenta conteúdo sobre audiência do meio, perfil demográfico, dados de compra de espaço publicitário e insights sobre o perfil do ouvinte. O material completo pode ser conferido em www.kantaribopemedia.com.

Por Nícolas Horn

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui