Conferência marca momento importante para os idosos em Estrela

Foi o primeiro evento deste tipo realizado no município. Demandas debatidas no encontro serão levadas para 6ª Conferência Estadual.

0
1ª Conferência Municipal do Idoso acontece no Salão da Oase, na Comunidade Evangélica Luterana, em Estrela (Foto: Gabriela Hautrive)

No Salão da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase), na Comunidade Evangélica Luterana, em Estrela, o município realizou a 1ª Conferência Municipal do Idoso. O evento ocorreu durante está terça-feira (12) e é considerado um momento importante para o público que chegou a essa fase da vida. Além de ser a primeira conferência, foi possível debater temas prioritários do município que serão levados para a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, no dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, em Porto Alegre.


ouça a reportagem


 

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Estrela, Lorena Hauschild, considera o evento uma oportunidade de reflexão sobre políticas públicas na área. “Eu me sinto muito feliz. Em 2013, como vereadora do município, única mulher no Legislativo, podendo representar a mulher estrelense, na época fizemos a lei para fundar o Conselho do Idoso em Estrela. Em 2014, fundamos o Fundo do Conselho do Idoso e hoje, como presidente, estou na 1ª Conferencia Municipal do Idoso Estrelense. Isso é muito importante para busca de políticas públicas”, relata.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Estrela, Lorena Hauschild (Foto: Gabriela Hautrive)

Como coordenadora, Lorena também faz parte do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), responsável por realizar diversas atividades com os idosos do município. “A gente trabalha todas as tardes com grupo de idosos, tanto no interior, quanto nos bairros. Temos 23 grupos, com mais ou menos 600 idosos, onde fizemos uma oração inicial, depois cantamos e fazemos dinâmicas. Isso acontece todos os dias em algum lugar”, conta.

Além disso, o município conta com o Projeto Vida Saudável, onde os idosos realizam ginástica. “O idoso precisa sair de casa, ele não pode cair em uma depressão, se sentindo abandonado”, entende Lorena.

O tema da 1ª Conferência Municipal do Idoso foi “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. Os assuntos foram abordados através de palestras com a a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros e o professor Leonildo José Mariani. A programação iniciou às 8h30 e a previsão de encerramento está prevista para às 17h. GH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui