Descriminalização do aborto é aprovada na Irlanda

Em referendo histórico, irlandeses decidiram derrubar uma das mais restritas leis do país.


0
Foto: Divulgação

A Irlanda aprovou a descriminalização do aborto, a decisão é histórica, já que o país é um dos mais católicos da Europa, e que tinha uma das leis mais restritas referente à prática.

No referendo que ouviu a população, 66,4% dos irlandeses votaram a favor da legalização. Antes mesmo da contabilização dos votos a descriminalização já era dada como certa pela população, devido aos resultados da boca de urna feita pelo The Irish Times, que baseou-se em entrevistas com quatro mil eleitores na saída das urnas. O primeiro ministro da Irlanda, Leo Varadkar, referiu-se ao resultado como uma “revolução silenciosa”.

Esse é o mais recente marco de mudança nas leis do aborto atualmente vigentes na Irlanda. No país, não era permitida a prática nem em casos de estupro ou má formação, somente quando o feto acarretava riscos à saúde da gestante. As alterações se fazem mais do que necessários, pois na Eurpopa, somente Irlanda, Malta e Polônia proíbem o aborto.

No referendo, os irlandeses tiveram que responder com ‘sim’ ou ‘não’ à aprovação da 36ª emenda à Constituição revogando, assim, o trecho da Oitava Emenda que proíbe o aborto.

Dessa forma, quem vota pelo ‘sim’ aprova a substituição do trecho que criminaliza o aborto por outro que determina que qualquer mulher pode abortar até a 12ª semana de gestação sem necessitar de autorização médica.

Fonte: revistamarieclaire.globo.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui