Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado neste domingo em Lajeado

Programação acontece no Parque dos Dick.


0
Foto: Divulgação

O Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado em Lajeado neste domingo (18). A data é lembrada em todo o Brasil no dia 20 de novembro. O evento, denominado Quizumba, é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado, em parceria com Grupos Quilombos Unidos de Lajeado, Centro de Cultura Afro-brasileira, o Grupo Internacional de Capoeira Oxósse e da Univates. A programação inicia as 14h. A atividade é aberta ao público.


Ouça reportagem

 


Até às 17h, a comunidade poderá participar de diversas atividades, como palestras e oficinas de capoeira. Também haverá exposição sobre as colonizações do Rio Taquari e feira de artesanato no “Cantinho Temático”.

Em caso de mau tempo, o evento será transferido para o Ginásio Nelson Francisco Brancher. AI/LF

Programação:

14h – Abertura com Hino Nacional e pronunciamentos de autoridades
14h30 – Palestra com Mãe Carmen de Holanda
15h – Atividades com Mestre Karcará
– Oficina de Capoeira (Angola e Regional com Mestre Zé Pulga)
– Batizado de Capoeira Oxóssi com Mestre Karcará
– Maculelê
– Exposição “Colonizações do Rio Taquari da Univates

Atrações extras

– Artesanatos
– Cantinho Temático – A inserção da Cultura Negra nas Escolas com Lara Gonçalves.

A data

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, em 2003, quando foi instituído nas escolas do país o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. A data faz referência a um personagem de grande relevância na história brasileira: Zumbi dos Palmares.

Zumbi era o líder do Quilombo dos Palmares, um refúgio para escravos que fugiam de seus donos no período colonial e que ficava localizado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco. A região hoje em dia pertence ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui