Dicas para o melhor aproveitamento do abacate

Originário da Guatemala, Antilhas e México, estima-se que existem mais de 500 variedades de abacate, variando cores de verde claro, escuro a marrom.

0
Foto: Divulgação

Originário da Guatemala, Antilhas e México, estima-se que existem mais de 500 variedades de abacate, variando cores de verde claro, escuro a marrom. Nós consumimos mais “in natura” com limão e açúcar, também, em forma de batida com leite. Mas nos países de origem, fazem parte do cardápio de diversas formas. Consumidos em saladas, com vinagre, em forma de maionese, com pimenta, em pratos doces, cremes, musses, com leite condensado. Pratos salgados com camarão, famoso guacamole já têm seus adeptos entre nós. Bebidas, sorvete e tantas outras formas disponíveis na internet.

Apesar da alta taxa de gorduras e rico em calorias, é indicado de forma equilibrada para consumir em regimes de emagrecimento. Suas proteínas são vitaminas A, complexo B, ferro, cálcio e fósforo são de fácil assimilação pelo organismo.

Quando os primeiros abacates começam a cair e ora de colher. São apanhados verdes e dificilmente amadurecem no pé. Uma vez colhido, deve ser guardado em lugar fresco e arejado. Para acelerar o processo de amadurecimento enrole em um jornal. A respiração com gás etileno vai amadurecer rapidamente. Não guardar na geladeira enquanto estiver verde não vai amadurecer. Uma vez aberto, para não escurecer (oxidar), coloque um pouco de limão (ácido cítrico). Enrole em filme plástico, que aumentara a conservação a ser cortado e guardado na geladeira.

Quando plantado a partir da semente, leva de 5 a 7 anos para iniciar a frutificação. São arvores de grande porte e precisam de espaço. As sementes podem ser colocadas em caixinhas de leite com terra fértil com a ponta mais fina para cima, mantendo com umidade. É possível comprar mudas enxertadas no mercado e estas iniciaram a produção de 3 a 4 anos.

No Brasil, há cerca de 35 anos foi introduzido o “avocado” primo do abacate com 10% menos calorias. Variedades como “Hass” dos EUA e “Fuerte” do México são vendidas no mercado, mas principalmente exportadas. Na região de Venâncio Aires, há plantio e empresa para a extração de “óleo de avocado” excelente para a pele com 11 vitaminas e é comercializada com a marca de “AVOCADO” e o proprietário é Larri Paulo Kist. Recomendado para quem pratica esportes, rivalizando com a banana. Bom alimento para fortificar, ajudam também no controle do nível de triglicérides e colesterol.

Procurando dicas na internet, irão encontrar vários pratos e usos do abacate ou avocado como creme de abacate com morangos; salada de abacate com Quinoa e espinafre; massinha básica assada com abacate e tomate; creme de abacate com de grão de bico; macarrão com molho de tomate, milho e abacate; salada de abacate com pepino e tomate; patê de abacate; bolo de abacate e banana; sorvete de abacate; musse de abacate e chocolate entre tantas outras.

Dicas

Guacamole

Corte dois abacates médios e retire as sementes. Corte dois tomates sem pele e sem sementes, em pequenos pedaços. Picar um dente de alho, uma cebola média e uma pimenta. Junte tudo e amasse ate virar uma pasta uniforme. Tempere com limão, sal e coentro a gosto. Também pode ser feito no liquidificador. Guardar na geladeira.

Sabão de abacate

Bata uma polpa de abacate com 350 ml de água até ficar uma mistura homogênea (liquidificador, batedeira ou mix). Protegido com luvas e óculos coloque a soda caustica 200 gramas em escamas, numa bacia e por cima a mistura. Espere dissolver sem mexer ou se quiser acelerar o faça com colher de pau. Demora cerca de um a dois minutos. Derrame então um litro de óleo e cozinha usado (ou se quiser 500 ml de óleo de cozinha e mais 500 ml de sebo derretido) e mexa. Quando começar a engrossar, coloque quatro colheres de sopa de farinha de milho para conseguir a consistência de mingau. Se usar sebo não precisa. Pode usar a batedeira, mix ou liquidificador. Chegou ao ponto de mingau, coloque nas formas espere endurecer. Com sebo será mais rápido. Com óleo pode demorar alguns dias. Antes de ficar bem duro corte os pedaços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui