Domingo de calor pode ter temporais ao final do dia

Inmet publicou em seu site um alerta laranja de perigo. Devem ser registrados ventos de forte intensidade, com velocidade entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo.

0
Foto: Rodrigo Gallas

O domingo (5) deve ter mais chuva forte por todo o Rio Grande do Sul devido ao avanço de uma frente fria. Na madrugada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou em seu site um alerta laranja de perigo (o terceiro nível de severidade em uma escala de quatro) para tempestades no Estado.

Devem ser registrados ventos de forte intensidade, com velocidade entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo. Há risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A previsão da Somar Meteorologia destaca acumulados expressivos de chuva no Norte e no Centro-Sul, principalmente na fronteira com o Uruguai.

Antes das tempestades, a temperatura deve ser elevada no Estado, em especial na Região Metropolitana. Nos quatro primeiros dias deste mês, os termômetros estiveram bem acima da média em Porto Alegre. O normal para as mínimas em maio, segundo a Somar, é de 13,3°C

Nesta segunda-feira (6), a frente fria segue avançando pelo território gaúcho. No Centro-Sul, o céu deve ser nublado, com chuva a qualquer momento do dia e queda na temperatura. Nas áreas mais ao Norte, pode haver pancadas e temporais com altos acumulados de água.

A partir de terça-feira (7), a frente fria se afasta em direção ao Oceano Atlântico, fazendo com que a instabilidade perca força no Centro-Sul. Devido à atuação de uma massa de ar seco, a chance de chuva é pequena. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, ainda deverão existir condições para pancadas de chuva pontuais. As temperaturas seguem em declínio gradativo. RG/GaúchaZH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui