EGR admite precipitação em obra na RSC-453 e anuncia reversão

Terceira pista e tachões serão retirados do trecho em Lajeado, feito há cerca de dois meses pela concessionária.


1
Isidoro Fornari, da Prefeitura de Lajeado, com os engenheiros civis da EGR (Fotos: Natalia Ribeiro)

Em reunião na manhã desta terça-feira (18), na empresa Construschorr, no Bairro Floresta, em Lajeado, foi definida a reversão dos trabalhos realizados há cerca de dois meses na RSC-453, nas imediações da loja de materiais de construção. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) fez uma série de mudanças no trecho, com a colocação de terceira faixa e tachões, o que é reprovado pela comunidade local.


OUÇA A REPORTAGEM


Um grupo de empresários participou do encontro, que ainda teve representantes da concessionária e da Prefeitura de Lajeado. O engenheiro Civil da EGR, Jéser de Souza Medeiros disse que “talvez, o que possa ter acontecido, é uma precipitação na implantação da terceira faixa, isso pode realmente ter acontecido”. Na semana passada a comitiva teve reunião com a presidência da concessionária em Porto Alegre, o que abriu as portas para a visita dos técnicos ao Vale do Taquari.

Dois engenheiros da EGR ouviram as reclamações dos empreendedores e analisaram as condições da estrada. No geral, as situações reclamadas após a obra são: dificuldade para os caminhões fazerem conversões e acessarem as empresas e para os pedestres que atravessam a rodovia estadual, principalmente em direção a uma escola nas imediações. Daniel Zanoni, que tem loja nas proximidades, diz que “não sei como até hoje não aconteceu algum acidente e com coisa mais séria”.

Perante as demandas apresentadas, os engenheiros admitiram que mudanças ocorrerão. Jessé de Souza Medeiros garantiu que “vamos fazer de tudo para que esse serviço seja executado ainda este ano, ou seja, nas próximas semanas. Podendo, no máximo, em três semanas estar pronto”. Desiree Schafer, também da EGR, destacou que “já decidimos que a sinalização vai voltar para o eixo, mas precisamos fazer algumas definições, justamente para melhorar, fazer a faixa de aceleração e desaceleração para entrar nas empresas”.

A decisão que parte da reunião é que a terceira pista vai ser retirada, ficando no sentido simples em ambos sentidos. Serão removidos os tachões para que existam duas linhas contínuas em amarelo. O projeto ainda contempla a construção de recuos, ou baias, para as paradas de ônibus, dando mais segurança aos usuários.

Proprietários de empresas localizadas às margens da RSC-453 apresentam demandas do trecho à concessionária

Representando a Prefeitura de Lajeado na conversa, o coordenador de Projetos Especiais, Isidoro Fornari, avaliou o diálogo como satisfatório. “Pois os técnicos se mostram sensíveis aos problemas que foram apresentados, claro que carecem de um estudo, de tudo o que colocamos, mas a necessidade de rever o que foi implantado agora nos investimentos feitos pela EGR para nós traz tranquilidade e para os moradores da localidade mais segurança”.

Ainda será avaliada a redução da velocidade no trecho, de acordo com a EGR. O perímetro que sofreu as mudanças corresponde a cerca de dois quilômetros. A demanda foi, inclusive, motivo de protesto pelos comerciantes há duas semanas. NR

1 comentário

  1. Agora só falta o DAER acabar com a incompetência e os favores na RS130 entre Lajeado e Cruzeiro do Sul, retirando todos os tachões da pista e acabar com a mão única em um dos sentidos. É um desrespeito total com os contribuintes e usuários daquele trecho da RS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui