Enio Bacci cogita disputar a prefeitura de Lajeado em 2020: “Estou aqui para o que der e vier”

Ex-deputado e atual diretor-geral do Detran-RS se filiou ao PTB, em prestigiado evento em Estrela.

0

Candidato

“Estou aqui para o que der e vier”. A frase foi dita por Enio Bacci em seu discurso, na noite de quinta-feira (16), durante o ato de sua entrada oficial no PTB. Em sua fala, Bacci fez um relato de sua militância partidária e dos seus mandatos como deputado, e disse que tem muito orgulho de uma carreira limpa e sem escândalos. Para bons entendedores, o recado foi dado. Se o partido quiser, Bacci concorre a prefeito de Lajeado em 2020. A foto acima, de Airton Engster dos Santos, registra o ato.

Prestigiado

O ato de filiação de Enio Bacci ocorreu no Palace Hotel, em Estrela, com a presença de mais de 250 pessoas. A cerimônia contou com a presença do governador em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior; dos deputados Ronaldo Santini (federal) e Dirceu Franciscon (estadual); presidente do PTB estadual e prefeito de Canoas, Luiz Carlos Buzatto, e lideranças regionais da sigla.

Atencioso

No exercício do cargo durante a viagem de Eduardo Leite ao exterior, o vice Ranolfo esteve em Estrela e esbanjou simpatia. Tirou fotos, conversou com os presentes e não se esquivou de falar sobre as ações do governo, destacando especialmente os avanços no combate à criminalidade, pasta que está sob sua responsabilidade. Durante seu discurso, ressaltou a afinidade com Eduardo Leite e contou uma passagem de campanha. Relatou que andava pelo interior e foi apresentado a um grupo de mulheres, quando uma delas perguntou: “O senhor faz parte da chapa que tem um homem bonito?”, e Ranolfo respondeu: “Sim, tem um homem bonito e o outro é o Leite”. Arrancou gargalhadas da plateia.

No embalo

Responsável pela organização do encontro, Elmar Schneider, secretário da Saúde e presidente do PTB de Estrela, foi citado em todos os discursos. Enio Bacci disse que, agora, “chegou a hora de Schneidinha”, lançando seu nome para concorrer à prefeitura de Estrela em 2020. O atual prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB), que não pode concorrer à reeleição, estava no encontro. O PTB faz parte da base atual de governo.

Enxuto

Em Marques de Souza, o prefeito Edmilson Dörr, o Brida (PTB), assinou esta semana contrato para asfaltar 1,5 Km de estrada nas comunidades de Linha Bastos e Linha Atalho, com recursos próprios. Quando assumiu a prefeitura, a folha de pagamento representava 48% da receita e, hoje, está em 37%. Brida diz que não há milagres para ter recursos em caixa, mas sim planejamento e organização.

Abandono

Prédio onde funcionava a AES Sul, no Bairro Americano em Lajeado, está sendo saqueado. Por ser da antiga CEEE, pertence ao governo Gaúcho. O anexo no fundos, uma área de lazer, é da associação de ex-funcionários da CEEE.

Lideranças

O Politiza, capitaneado por Mareli Vogel e Renato Zanella Filho, lançou esta semana o Programa de Desenvolvimento de Lideranças. Reuniu 47 lideranças da região participando da aula inaugural com a professora Bernadete Billo. O programa de formação terá uma carga horária de 32 horas/aulas, práticas e teóricas, com objetivo de desenvolver habilidades e potencialidades das lideranças para gestão pública. As aulas acontecerão na sede da Amvat, em Estrela. Inscrições abertas. Como o evento ocorreu no Palace Hotel, alguns integrantes do encontro aproveitaram para tirar foto com o governador em exercício, Delegado Ranolfo Vieira Jr., que estava em outro encontro no hotel.

Nota

“A propósito de nota veiculada na edição do fim de semana, ressaltamos que, verificando as imagens no horário compreendido entre 9h40 e 10h30, não há o registro de filas enormes. Também constatamos que, dos cinco ATMs pagadores da agência, sempre houve pelo menos três em pleno funcionamento – assim como o intervalo em que dois ficaram em abastecimento ao mesmo tempo não ultrapassou 7 minutos. Informamos, ainda, que não recebemos qualquer reclamação por parte de clientes com relação ao que consta na sua coluna.” A nota foi envida pela Assessoria de Imprensa do Banrisul, contraponto posicionamento da Coluna sobre reclamações de usuários.

Convite

Durante entrevista na Rádio do Vale de Estrela, a presidente municipal do PR em Estrela, Renata Becker, “convidou” o vereador Volnei Zancanaro a deixar o partido e garantiu que ele não perderá sua cadeira na Câmara de Vereadores. Renata assumiu, recentemente, o partido e está reestruturando a sigla, sendo que o vereador não se enquadra no perfil atual. Valmor Griebeler, vice-prefeito de Estrela, está ingressando no PR e será candidato a prefeito em 2020.

Pelo Vale

Em trajeto pelo interior do Estado, o senador Luis Carlos Heinze fez questão de se reunir, na manhã desta sexta-feira, com a executiva do PP de Lajeado. Senador mais votado do Rio Grande do Sul na última eleição, Heinze foi recebido pela vice-prefeita Gláucia Schumacher, pela presidente do PP municipal, Eliana Ahlert Heberle, e por Isidoro Fornari Neto, Natanael dos Santos, Carlos Kayser, Martires Valandro, Vera Plein, Ana Lazzaron, Gunther Meyer e Osmar Pedro Mezacasa. Heinze falou sobre o andamento dos projetos em Brasília e sobre o apoio do seu gabinete aos municípios gaúchos na capital da república. O prefeito Marcelo Caumo não pôde estar presente em razão de estar participando, no mesmo horário, da posse do novo comando da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Porto Alegre. O PP realiza, na manhã deste sábado, sua convenção municipal para a eleição do novo diretório municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui