Evento convoca a comunidade a caminhar pela paz no Bairro Santo Antônio

Segunda edição do “Bairro Santo Antônio Unido pela Paz” ocorre no próximo sábado (18), com caminhada pelas ruas da localidade, em Lajeado.


0
Primeira edição do evento, em 2017, teve apresentações artísticas (Foto: Renata Leal/Arquivo)

“Venha ser uma comunidade que fala de paz, canta a paz, se arma de valores, que faz comunicação não violenta e que está construindo um lugar melhor para seus filhos.” A mensagem divulgada nas redes sociais convida moradores de Lajeado e região para a 2ª edição do evento “Bairro Santo Antônio Unido pela Paz”, que ocorre no próximo sábado (18), a partir das 9h. Neste ano, será realizada uma caminhada para divulgar os objetivos da atividade, que ocorrerá nas ruas do bairro.


ouça a reportagem


 

O trabalho começou com os círculos de construção de paz, em 2014. Três anos depois, em 2017, foi criado o Guardiões da Paz, da Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan), e que atinge a todas as comunidades do município. A proposta busca mostrar as potencialidades do bairro e dos moradores, bem como as ações positivas que nele são desenvolvidas. “A própria comunidade trouxe o seu potencial positivo”, fala a assistente social da Slan, Márcia Duarte.

Diretora da Slan Pedro Albino Müller, Mara Bocchese (E), assistente social Márcia (C) e auxiliar de direção Cátia Lauermann (D) (Foto: Natalia Ribeiro)

A ideia para o próximo sábado, segundo Márcia, é “trazer as famílias para que todos possam participar da atividade”. A concentração será às 9h, na Avenida Bernardino Pinto, em frente ao prédio da Associação de Assistência à Infância e à Adolescência (Saidan), no Santo Antônio. Os participantes são convidados a vestirem camisas brancas. Cada entidade representada no evento levará um cartaz. Brincadeiras são preparadas para atrair a quem assistirá a passagem do grupo. “Precisamos acreditar que a paz começa pela gente, por atitudes que possamos vir a tomar”, afirma ela.

O trajeto será finalizado em frente ao novo ginásio do bairro, que será entregue à população na manhã do sábado. No local será plantada uma muda de ipê, na cor branca, árvore símbolo de Lajeado e do programa Bairro Santo Antônio Unido pela Paz. “Queremos deixar sinais para essa comunidade e que ela deixe sinais para os seus filhos”, destaca a assistente social da Slan.

Parceiros

Diversas entidades abraçam o projeto e se farão presentes na caminhada. São elas: Escola Municipal Francisco Oscar Karnal (FOK), Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantinho Mágico, Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio (CIEP), posto de saúde, Projeto Vida, igrejas, Nilson Do Arte (vereador), associação do bairro, Univates e a administração de Lajeado, por meio das secretarias da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) e da Saúde (Sesa).

Roteiro

Saída na Saindan, passando pela Avenida Bernardino Pinto e nas ruas Dezenove
de Abril, Eugenia Christ, Giuseppe Garibaldi, Souza Junior e São Leopoldo, retornando à Eugenia Christ e indo pelas ruas Roque Biasu dos Santos e Simon Bolivar. O encerramento será no ginásio de esportes do bairro. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui