Exposição na Casa de Cultura de Lajeado resgata força feminina

Nove mulheres que moram nas imediações do Bairro Planalto foram clicadas por uma voluntária, servidora pública. Fotos serão exibidas até o fim de março.

0
Leopoldina Azevedo com um dos retratos em que aparece na exposição (Fotos: Natalia Ribeiro)

Há duas décadas que Leopoldina de Lourdes Azevedo, 44 anos, moradora do Planalto, em Lajeado, não tirava fotos em estúdio. Aliás, isto ocorreu apenas uma vez, aos 21 anos, quando a lajeadense se permitiu fazer imagens “produzidas”, como ela chama. Uma das protagonistas da exposição Maria Maria, instalada nesta quarta-feira (13) na Casa de Cultura de Lajeado, ela conta como se sente com a mostra. “Se sentir valorizada, foi o que eu me senti, uma pessoa mais valorizada”.


OUÇA A REPORTAGEM


Leopoldina é uma das nove mulheres clicadas pela servidora pública Saionara Garcia, que trabalha no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Espaço de Todos Nós, do Planalto. É lá que a mulher recebe atendimento nos grupos de fortalecimento de vínculo. As fotos foram tiradas no dia 23 de maio de 2018, na Praça Clara Maria Schorr, no Bairro Olarias, em Lajeado. A fotógrafa comenta como foi a sessão.

“Foi bastante gratificante, comovente, elas começaram bem tímidas e no final das contas começaram a se soltar e mostrar a grande mulheres que existia atrás de cada uma”. No total, 20 fotos estão expostas na Casa de Cultura. A timidez também é mencionada pela modelo Leopoldina. “Na hora eu me senti um pouco envergonhada, até me soltar, mas depois fiquei bem. Tu te sentir importante é sensacional”, afirma.

O trabalho

A psicóloga Camila Jardim, que atua no Cras do Planalto, conta que o objetivo principal da exposição é “tornar público o resultado de um trabalho, um trabalho que é longo e existe desde 2016, em que este grupo de mulheres é acompanhado para fortalecer os seus vículos familiares, sociais, comunitários e construir laços com a cidade, fazer projetos de vida”.

A ideia, segundo Camila, partiu de uma visita das usuárias do serviço à Univates, local em que se depararam com uma exposição fotográfica e gostaram da proposta. Primeiro, as fotos seriam colocadas numa mostra para celebrar o Dia das Mães, porém, o resultado fez com que elas mudassem de ideia.

Orientadora social do centro, Heloísa Gasparotto Kronbauer comenta que o resultado da produção foi surpreendente para as participantes. “Muitas delas nunca tinham se maquiado, nunca tinham se visto dessa forma. E essas fotos trouxeram também uma melhoria na autoestima delas, o que, com certeza, as deixou mais fortes”.

Emocionada, a profissional fala da sua satisfação em participar do projeto. “Essa experiência é linda. Eu me sinto até emocionada de estar acompanhando elas aqui, porque, enfim, são mulheres fortes, com histórias muito importantes, e que hoje têm esse desfecho da exposição fotográfica para mostrar toda a força que elas têm. São exemplos de garra, de mulheres empoderadas”.

Para a administração

Mantenedora do Cras em que a atividade do grupo de mulheres ocorre, a Prefeitura de Lajeado foi representada por dois secretários no encontro. Um deles, da pasta de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Lorival Silveira, fala da iniciativa. “É muito importante para elas e para nós também. O que a gente busca é inserir essas pessoas na sociedade, na comunidade, valorizando o trabalho delas”, comenta ele.

Grupo Alegria e Amizade animou a abertura da exposição, com a participação de usuários do Cras em Lajeado

Secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Rodrigo Reckziegel fala do trabalho no aspecto artístico. “O espaço da Casa de Cultura está lotado, as pessoas prestigiando e, principalmente, neste mês da mulher, em que nós temos que cada vez mais dar oportunidade para as mulheres, para que elas possam cada vez mais ocupar os seus espaços dentro da sociedade”, pontua o responsável.

O evento de lançamento da exposição contou com apresentação musical, pelo Grupo Alegria e Amizade, e coquetel preparado pelas mulheres do Las Locas, ambos projetos sociais do Cras em Lajeado. Interessados em conferir as fotos podem ir até a Casa de Cultura de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento da prefeitura. O endereço é a Rua Borges de Medeiros, 285, no Centro da cidade. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui