Falta de luz entra no quarto dia em Cruzeiro do Sul

Desabastecimento já começa a causar prejuízo para o setor rural.

0
Foto: Luís Fernando Wagner

A falta de energia elétrica no interior de Cruzeiro do Sul entra no quarto dia, nesta quinta-feira (14). Desde a madrugada do domingo (10), após o temporal que atingiu a região, diversas residências foram atingidas, em virtude da queda postes da rede de sustentação e galhos de árvores na fiação elétrica. Além do transtorno, a situação já começa a causar prejuízo.


Ouça a reportagem

 


O produtor rural José Carlos Sehen, o Carlão, morador de Linha Boa Esperança Baixa,  relata que perderá uma quantidade da carne ainda não mensurada. “Sou criador de gado para abate. Além da venda, a carne também serve para consumo próprio. Como não tem luz para abastecer o freezer, já perdi diversos quilos de carne”, lamenta. Carlão também teme pela manutenção do gado no potreiro. “Por enquanto eles (gado), não perceberam que a cerca elétrica está desenergizada. A cerca elétrica é o que segura os bois no potreiro. Se notarem que não está mais dando choque, poderão fugir”, prevê.

José Carlos revela que outros produtores da vizinhança também estão enfrentando o mesmo problema. “Tem um vizinho que é piscicultor, e está com o freezer cheio de peixes. Ele vai perder todo o pescado. É um grande prejuízo”. Por outro lado, Carlão questiona a demora da concessionária responsável, a RGE Sul, em reestabelecer o fornecimento de luz. “Não treve queda de postes nem fiação elétrica danificada aqui. Apenas houve o desarme das chaves que permitem a energização da fiação. É só a RGE vira aqui e ligar as chaves que a luz volta. Não é nada complicado”, explica.

A Assessoria de Imprensa da RGE Sul, em Porto Alegre, ainda não retornou o contato da reportagem da Rádio Independente, para informar a previsão de reestabelecimento da energia elétrica em Cruzeiro do Sul. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui