Fechamento da Coordenadoria Regional de Educação é questão de tempo

Leia as opiniões e informações exclusivas da coluna neste sábado.

0

Prestigiada

Sentindo-se prestigiada está a professora e atual coordenadora regional de Educação, Greicy Weschenfelder. Ela segue na função, mesmo após a troca de governo, mas a permanência poderá ser curta. Isto porque Greicy poderá assumir a Secretaria de Educação de Encantado, prestando assim seu conhecimento para a rede municipal daquele município. O anúncio deverá ser feito em breve.

Fim da CRE

É questão de tempo. Por mais que lideranças se mobilizem, o fechamento da Coordenadoria de Educação de Estrela é tida como certa nos corredores do Palácio em Porto Alegre. Não somente a de Estrela, mas muitas outras, talvez até a totalidade. Pode não ser agora, este ano, mas será até o final do Governo Leite. E vale para as demais coordenadorias: Saúde, Trabalho, Obras e Agricultura.

No Palácio

Em breve, a vereadora de Lajeado Mariela Portz (PSDB) deverá ser anunciada como parte integrante da equipe da Casa Civil do Governo de Eduardo Leite. Ela já prepara mudança para a capital. Se aceitar o convite, tende a renunciar ao cargo de vereadora.

Experiência

Num primeiro momento, achei estranha a decisão de Douglas Sandri em assumir a assessoria de um deputado federal de São Paulo. Politicamente, perderá contato com o eleitor gaúcho. Mas, pelos temas que o parlamentar defenderá, tende a ganhar projeção junto ao empresariado nacional. Uma reforma tributária, a simplificação e desburocratização são temas de interesse de todos. Sem falar que o ex-secretário e candidato a deputado estadual terá uma grande experiência.

De fora

Abordamos o tema na semana passada. A vinda do McDonald’s para Lajeado não tem a participação de nenhum investidor local. A franquia será gerenciada pelo Grupo Arcos Dorados, que é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. No site da empresa diz que “a Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países”. A empresa investirá mais de R$ 1 bilhão em expansão este ano.

Análise

Pelo que a Coluna apurou, está no setor jurídico da empresa Havan em Santa Catarina o contrato de locação da área que a empresa pretende instalar uma unidade no Vale do Taquari. O local é um terreno ao lado da empresa Apomedil, bem perto da ponte do Taquari. O local foi visitado pelo empresário Luciano Hang quando de sua passagem pela região no final do ano passado.

Peladão

Gerou correria, alvoroço, gritaria e perseguição da Brigada Militar na quinta-feira em Estrela. Em plena luz do dia, no centro da cidade, um “peladão” andava pelas ruas centrais. A BM foi acionada, mas pelo que se sabe conseguiu fugir. Quem viu, conta que ele era jovem e estava sem peça alguma de roupa.

Hinos

Parabéns ao vereador Marcelo Schneider (MDB) pela lei que institui a prática de cantar hinos nas escolas de Arroio do Meio, pela menos uma vez por mês. Saber cantar o hino do Brasil, do Estado e do Município ajuda na formação da cidadania.

Respeito

Sou da época em que o aluno levantava da cadeira e cumprimentava as visitas de salas de aula; de fazer fila para entrar e de cantar hino em posição de respeito. Na época, uso de uniforme era comum e nem se pensava em usar bonés. Na minha época de estudante primário (e faz tempo), era comum brigas no recreio e no futebol, mas depois tudo ficava em paz. Hoje, os alunos se “prometem” e até facas e revólver levam para escola. Conheci, mas nunca usei, droga na juventude. Hoje, as crianças sabem o que é maconha e cocaína desde cedo. São outros tempos. Se em alguns pontos, evoluímos, em outros, gostaria de voltar ao passado.

Abre mão

Deputado estadual eleito pelo PSL, Ruy Irigaray, declarou em sua conta do Twitter esta semana que abrirá mão do “valor ao qual todos os deputados na AL recebem no início e no final do mandato”. É uma espécie de ajuda moradia. Declarou que pretende doar o valor a uma entidade ligada ao câncer infantil.

Pela segurança

O secretário da Segurança de Lajeado, Paulo Roberto Locatelli, e o coordenador do Trânsito, Vinícius Renner, prestigiaram a solenidade de apresentação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) esta semana em Porto Alegre. O Bope substituirá o antigo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Na foto, os dois estão com o deputado estadual tenente-coronel Luciano Zucco. São amigos e conhecidos de longa data e mantêm um propósito em comum, trabalhar pela segurança pública do Estado.

Pensando

Felipe Diehl esteve reunido com o secretário de Estado da Articulação e Apoio a Municípios, Rodrigo Lorenzoni, na quarta-feira. Na ocasião, apresentou diversas demandas da região. Diehl foi vice-presidente da Juventude Democratas RS na gestão presidida por Rodrigo e mantem uma excelente aproximação. Atualmente, Felipe é secretário parlamentar na Câmara Federal até o final desse mês. Desde 2013, assessora o hoje ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni. Diehl está avaliando quatro convites de trabalho: assessorar o Ministro da Casa Civil Onyx em Brasília, atuar na Secretaria de Estado com Rodrigo Lorenzoni, trabalhar na Bancada do Democratas na Assembleia Legislativa do RS ou manter a atuação na Câmara dos Deputados Federal.

Na luta

Lideranças de Progresso que buscam solução para o recapeamento de um trecho da ERS-423 que liga o município com a BR-386 estranham a ausência do poder público de Marques de Souza no movimento, pois esse trecho de quatro quilômetros está dentro da área do município e beneficia também diversos moradores da área rural de Marques de Souza. Esta semana, na Câmara de Vereadores de Progresso ocorreu uma audiência pública para discutir o tema. Não havia ninguém de Marques assim como foi no dia do movimento que bloqueou a estrada. A constatação de ausência foi de moradores de Progresso, que lutam pela solução do problema.

Oratória

Ministro nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, das 19h às 22h no Hotel Zallon em Lajeado, um Curso de Dicção, Desinibição e Oratória. Informações pelo 51.994478449.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui