Formato do calçado pode interferir no posicionamento da coluna

Narguilé oferta risco à saúde humana.

0
Foto: Nícolas Horn

O calçado utilizado durante nossa rotina diária pode fazer a diferença para se ter uma boa saúde. De acordo com o médico pneumologista, Claudio Klein o formato do calçado pode interferir com a forma de pisar, e consequentemente, alterar o posicionamento da coluna ou a estrutura óssea do homem.


ouça a entrevista

 


O médico explica que quanto maior for salto, maior será o peso de apoio na parte frontal do pé. As variações de salto fino acabam interferindo nas articulações de tornozelos, podendo resultar em outras complicações a longo prazo.

Klein cita ainda que o calçado deve ser baixo, mas não totalmente rasteiro, pois calçados rasteiros favorecem danos nas articulações do pé. Por fim, o médico salienta que a utilização constante do salto alto pode trazer grandes complicações à saúde. “Durante o uso desse calçado, as pressões ficam concentradas em uma área muito pequena, que é a parte dianteira (região dos metatarsos) do pé. Por conta disso, alguns pontos do corpo ficam sobrecarregados, o que provoca desconfortos e dores”, frisa.

Narguilé

O narguilé é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado. De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde do ano de 2005, o uso do equipamento pode levar a uma maior inalação de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, quando comparado ao cigarro. O estudo considera ainda que durante uma sessão de uma hora de narguilé, o indivíduo pode inalar a quantidade de fumaça equivalente a aproximadamente 100 cigarros.

O médico destaca que a prática não oferece risco somente para o sistema respiratório, mas também a infecções, como a herpes. KO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui