Gripe é contraída pela população uma vez a cada cinco anos

Médico pneumologista Claudio Klein comenta diferenças entre resfriado e gripe.


0
Foto: Kainan Oliveira

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde. A meta é alcançar 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo.


ouça a entrevista


De acordo com o médico pneumologista Claudio Klein, a gripe deixa o paciente com febre, dores no corpo, mal estar, congestão nasal, tosse, dentre outros sintomas. Ele ressalta que a síndrome gripal pode durar poucos dias (resfriado), ou se prolongar por até 14 dias (casos mais fortes de gripe).

Estudos apontam que a gripe é contraída pela população uma vez a cada cinco anos. Isso quer dizer que a maioria dos casos envolve resfriado, em função da troca de temperatura, exposição ao tempo, etc.

Klein destaca que em 2017 a campanha foi antecipada, e mesmo assim, a população não buscou a prevenção. No Rio Grande do Sul, são dez casos de mortes por contração de gripe. “Esse ano não é o H1N1 – o tradicional entre nós, que já causou tantas mortes desde 2009 – que tem maior incidência”, comenta o médico.

O médico frisa que a prorrogação da campanha de vacinação é duvidosa, pois muitas pessoas que não estão inclusas nos grupos prioritários, mas gostariam de tomar a vacina, não poderão tomá-la até que os grupos tenham feito. KO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui