Grupo articula terceira via para disputar a Prefeitura de Lajeado em 2020

0

Verdadeiro nó

O ato foi bem pensado e articulado e deu certo. Vereadores da situação em Lajeado armaram direitinho e colocaram a oposição contra a parede na sessão da terça-feira. Revanche da eleição para a Mesa Diretora. A estreia da nova presidente não poderia ter sido mais constrangedora. Na sessão extra de sexta, depois de articulações e muitas acomodações, a oposição ao prefeito Marcelo Caumo obteve maioria e venceu a disputa pelo comando das comissões. Certamente, ficarão mais atentos para projetos futuros.

Foto: Carolina Gasparotto / Divulgação

Vergonha

Se por um lado elogia-se a articulação de parte dos vereadores, a sessão de terça foi um círculo dos horrores. Tirei um tempo e assisti as gravações da sessão. Fiquei preocupado. Dizem que os governantes são os representantes do povo. Confesso que de alguns sinto vergonha.

Polivalente

Secretário da Fazenda de Estrela, Henrique Lagemann mostra sua polivalência neste período de férias de colegas secretários. Além da sua pasta, ele está respondendo pelas secretarias do Desenvolvimento, Planejamento, Agricultura e Administração.

39 anos

O PT de Lajeado lembrou os 39 anos de fundação do partido com encontro esta semana. Foi na comunidade Nossa Senhora do Caravágio do bairro Planalto e contou com a presença de lideranças locais e simpatizantes. O PT local tenta ressurgir das cinzas, após os acontecimentos nacionais. Tem bons nomes e pessoas sérias, mas poderá levar tempo para ter novamente protagonismo na cidade.

Terceira via

O sábado será marcado pelo primeiro encontro oficial de um grupo que pretende lançar uma terceira via na eleição de Lajeado em 2020. O grupo acredita que Marcelo Caumo (PP) tentará a reeleição e que haverá uma candidatura do MDB. Para evitar a polarização, esta terceira via seria alternativa aos eleitores. O grupo é heterogêneo e, por isso, pretende “angariar” seguidores de todos os lados. Semana que vem a Coluna postará novidades sobre o encontro.

Falta de respeito

Em duas situações que estive no Hospital Bruno Born para visitar um paciente internado, tive a infelicidade de sentir na pele o mau atendimento de pessoas ou desinformadas, ou de extrema má vontade. Fica a dica para a direção: a porta de entrada é a cara da instituição. Um sorriso, uma orientação, boa vontade deixa o ambiente menos pesado para quem vai lá justamente para se deparar com problemas.

De volta

Não demorou muito o atrito entre o prefeito Marcelo Caumo e o vereador Lorival Silveira, ambos PP. Tanto é que ele está de volta ao comando da Secretaria do Trabalho, Habitação e Ação Social. E tinha gente que apostava que ele não retornaria e que saíram do PP. Tudo indica que está tudo em paz.

Chefe e amiga

Delegada Nadine Anflor, Chefe de Polícia do Estado, encontrou-se com o colega e amigo delegado Augusto Cavalheiro Neto, responsável pela DP de Encantado. A visita, de cortesia, tratou de amenidades. Cavalheiro aproveitou para cumprimentá-la pela assunção ao cargo. Os dois foram colegas de turma na formação e mantêm amizade até os dias atuais.

Circulando

Voltou a circular pelos grupos de WhatsApp a foto de um político da região totalmente desprovido de roupa e em posição de “sentido”. O retrato era para ser enviado para alguém em especial, mas, por descuido do próprio, foi parar no grupo de trabalho do político. Até foi apagada em seguida, mas em rede social, qualquer segundo é uma eternidade. Os prints rolaram soltos. Este colunista não viu a foto e nem faz questão de ver, mas checou a informação que corre a boca pequena. O bafafá na cidade ocorreu ainda em 2018, mas como voltou a “assombrar” alguns e alegrar a outros, gerou notícia. Imagine o que farão com esta foto na campanha.

Eu quero

Secretário da Juventude, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel (PSDB) quer ser candidato a vice-prefeito na chapa com Marcelo Caumo (PP) em 2020. Aliados no atual governo, os tucanos vão reivindicar o posto.

Sozinha

Prefeita de Doutor Ricardo, Catea Borsatto Rolante (MDB) dirige o carro executivo da Prefeitura ela mesma. Somente viagens longas até a Capital, por exemplo, ela conta com servidor. No Vale do Taquari e arredores, ela própria é a condutora.

Tudo certo

Hauschild AgroFlorestal, em Bom Retiro do Sul, vai ampliar já seus negócios com alevinos arrendando mais 6 hectares para tanques de criação de peixes. Mauro Luciano Hauschild — idealizador do projeto — já deu entrada no INPI da marca Peixe da Sanga. Projeto nasce com futuro encaminhado.

Bom café

Paulo Kopschina, diretor-geral do Detran/RS, permanece até — segundo ele próprio — que Ênio Bacci seja nomeado. Kopschina é empresário de Novo Hamburgo e foi ao Detran a pedido de Sartori. Kopschina é amante do bom café e amigo de anos do professor Gustavo Arossi, e sempre que possível os dois apreciam um bom café italiano juntos.

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui