Indicação de cargos do governo estadual no Vale passará por Jonatan Bronstrup e Mariela Portz

0

Que se entendam

Passará pelas mãos do prefeito de Teutônia Jonatan Bronstrup e da vereadora de Lajeado Mariela Portz, ambos PSDB, a indicação de cargos no governo estadual aqui no Vale. Com entendimento dos dois, o cargo será homologado.

Organizado

É fonte palaciana. O partido mais ávido por cargos no Governo Leite é o PP. Mas também é o mais organizado e com melhor quadro técnico apresentado.

Crítica

Está crítica a situação da rua Carlos Spohr Filho, no bairro Moinhos, em Lajeado. Não é de agora e nem dá pra creditar a culpa ao atual governo. Mas este, precisa e urgentemente, tomar providências. As reclamações são constantes.

Sem utilidade

O setor imobiliário sabe o valor que renderia a área onde localiza-se a sede do Daer de Lajeado, bem no centro. Investidores certamente fariam render e muito aquele ponto. Com o trabalho questionado o Daer corre o risco de ser extinto. Da parte deste colunista, nada contra os servidores da autarquia, mas ao sistema que sucateou e fez que o órgão perdesse sentido de existir. O fim do Daer não levantaria polêmica alguma. Certamente tem o apoio da população gaúcha.

Questionada

Os motoristas mais antigos entenderão. Tem horas que sinto saudades da Sulvias, empresa que era responsável pelos pedágios no Vale do Taquari. O trabalho deles era melhor do que é apresentado hoje pela EGR. Criada no governo do PT de Tarso Genro, a estatal presta um péssimo serviço (quem circula todos os dias pelas vias estaduais dará razão). Mas sabe cobrar. Se o governo decidir privatizar novamente as rodovias estaduais terá apoio. Do jeito que está, não agrada a ninguém.

Aceitou

Escrevemos na semana passada. Confirmou. A professora Greicy Weschenfelder toma posse como secretária de Educação de Encantado na segunda-feira, dia 28. Ela deixa a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), função que exerceu por dois anos. Sua substituta na CRE será a professora Cássia Benini, atual responsável pelo setor de RH da coordenadoria. Foi indicação da própria Greicy por ser a servidora mais antiga da casa.

Investimentos

A família Hauschild empreende em Bom Retiro do Sul, agora na área da piscicultura. Na sexta-feira foram lançados os primeiros 30 mil alevinos com a perspectiva de retirada de 24 toneladas de pescado até o mês de junho de 2019. A meta da empresa é chegar a 120 toneladas em 2020 e 200 toneladas em 2021, ano em que deve começar a construção do frigorífico. Atualmente a empresa já atua com reflorestamento de eucalipto e exploração mineral de saibro e brita. Um dos idealizadores é o advogado Mauro Hauschild.

Na lida

Felipe Diehl apresentou diversas demandas do Vale do Taquari ao Ministro Chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni, em Brasília. Com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas tratou sobre a pavimentação do Aeroporto Regional e também da necessidade do funcionamento ativo do Porto de Estrela para gerar riquezas para a região. Pela proximidade com Onyx, Felipe tem conseguido abrir portas em outros ministérios.

Polêmica

A polêmica sobre a instalação da Havan em Santa Cruz do Sul poderá levar a direção da empresa a agilizar a instalação de uma unidade no Vale do Taquari. Lá a briga envolve os sindicatos que defendem os trabalhadores. Como aqui, a Havan pretende se instalar na BR-386 e esta por sua vez tem uma legislação específica, facilita a vida de todos.

Conhecido

Da época que trabalhou no Palácio e foi deputado estadual restaram inúmeros contatos e reconhecimento. Secretário da Saúde de Estrela Elmar Schneider (PTB) goza de um bom prestígio e tem portas abertas em vários partidos. Recentemente foi recebido pelo Secretário dos Transportes Juvir Costela (MDB) e pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP).

Oficial

Agora é oficial. Depois de mais de 30 anos nas fileiras do PDT, deputado Enio Bacci anunciou sua saída da sigla. Escreveu nas suas redes sociais: “Olhando para trás, tenho orgulho de tudo que construí e vivi dentro do partido. Uma trajetória de lutas, conquistas e de muito trabalho. Porém, é chegada a hora de encerrar esse ciclo. Sigo honrando toda essa história, com o mesmo afinco para lutar pelo que acredito, mas em busca de novos caminhos. Aos ex-companheiros de PDT fica o meu respeito e agradecimento.” Assim que encerrar o mandato, na virada do mês, Bacci deve anunciar ingresso no PTB e vai assumir um cargo no governo Leite, provavelmente no Daer.

PDT

Por falar em PDT, o comunicador Renato Worm continua na presidência do partido em Lajeado. Ele aguarda definição de quem assumirá a sigla para repassar o cargo. A volta do ex-deputado Heron de Oliveira ao comando do PDT de Lajeado esfriou. Partidários dão conta que a vereadora Neca Dalmoro poderá assumir a presidência do partido.

Conflitos

Faltando menos de 20 meses para definições de quem concorrerá nas eleições municipais, os conflitos nas coligações atuais começam a aparecer com mais intensidade. Tem prefeito e vice que não se falam. Há casos que a sala do vice foi transferida para longe do gabinete do prefeito, diminuindo assim a chance de se encontrarem.

Em Brasília

Douglas Sandri viaja no fim de semana à Brasília. Vai ser o coordenador-executivo da campanha do Marcel Van Hattem (Novo) a presidente da Câmara dos Deputados. A parada é dura, mas a coragem de enfrentar os “grandes” da Câmara renderá bons frutos ao parlamentar gaúcho. Se tornará mais conhecido no meio.

Pensando bem

Quem deve avaliar se a desistência de assumir um novo mandato como deputado federal é o eleitor do Rio de Janeiro que votou em Jean Wyllys.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui