Instrutora de eneagrama descreve estratégias para a realização das metas no ano

Conforme Roberta Spadini, o eneagrama "nos mostra as nossas motivações” e auxilia na concretização de metas.

0
Roberta Spadini - instrutora de eneagrama, idealizadora da Vidini

Metas para 2019 foi a pauta do primeiro programa Papos de Mulher de 2019. A apresentadora Aline Silva recebeu na bancada da Rádio Independente Roberta Spadini, instrutora de eneagrama – que, segundo ela, “nos mostra as nossas motivações”.

Conforme ela, “eneagrama é um processo de autoconhecimento que faz a gente perceber como a gente é e repete os padrões de comportamento ao longo da vida”.


ouça a entrevista


 

Roberta lista três principais fatores que levam as pessoas a não concretizarem suas metas.

  • Desmotivação: as pessoas começam empolgadas mas, como querem “para ontem”, acabam perdendo o ímpeto ao longo do caminho;
  • Perda de foco: com muitas metas, é fácil desviar-se dos objetivos principais;
  • Falta de planejamento: é necessário planejar as ações e dar uma direção adequada.

Para ela, é preciso estabelecer o que se quer e em quanto tempo estima alcançar, com metas específicas e parâmetros. “A gente não coloca os objetivos específicos pela responsabilidade”, diz ela, pois “começa a ficar difícil e por isso a gente não faz”.

Roberta comenta que as metas podem ser tanto materiais quanto espirituais. Uma dica da instrutora é não fixar muitas metas de uma vez só, mas ir trabalhando uma a uma. “Se a gente coloca uma meta depois da outra, fica mais fácil de realizar.”

“O bacana é colocar no papel as metas”, orienta Roberta. “Escrever passo a passo as ações, uma por uma. Dividir as metas por passos menores”, complementa.

Em suas aulas, a instrutora pede para seus alunos escreverem uma carta para si próprio com seus planos e, ao final do ano, observar se conseguiram alcançar. TS


Papos com quem Sabe

O quadro Papos com Quem Sabe deste sábado (5) é apresentado pela psicóloga Carine Duarte.

Na pauta, ela fala sobre planos e metas para 2019 a curto, médio e longo prazo.

Ouça!

 


Aplicativos para celular ajudam a cumprir as Resoluções de Ano Novo

com Natalia Ribeiro

 

Organizar as finanças, praticar exercícios físicos, reduzir o tempo na internet, aprender um novo idioma estão entre as resoluções de início de ano mais populares. O problema é que esse entusiasmo por uma mudança no estilo de vida tende a não durar muito tempo.
Os motivos para que as promessas sejam esquecidas são diversos, mas, com o uso da tecnologia, é possível obter uma força extra na hora de manter o foco. Confira aplicativos que auxiliam no cumprimento das resoluções de ano novo.

Resolução: Controle de gastos pessoais

A dificuldade em visualizar os pequenos gastos diários, contribuir para a perda do controle orçamento pessoal. O ideal é registrar os rendimentos, despesas fixas e principalmente aquelas pequenas despesas não planejas que, acumuladas, podem comprometer qualquer planejamento. A possibilidade de visualizar todos os gastos e receitas ajuda a organizar o orçamento pessoal. Entre os melhores apps, o Mobills apresentou o melhor conjunto de funcionalidades e usabilidade. Disponível para Android e iOS.

Resolução: Reduzir o tempo na internet

Evitar as distrações durante o trabalho e estudos é uma excelente maneira de reduzir a procrastinação. O uso consciente desses canais de comunicação pode se tornar um desafio no início, mas com aplicativos para a gestão de tempo na internet, fica mais simples reduzir o desperdício de tempo. Entre as opções testadas, o recomendado se chama BreakFree. Através do aplicativo é possível definir uma meta de uso diário de outros apps, bloquear as notificações, acompanhar o progresso durante reeducação digital. O Facebook oferece uma funcionalidade nativa que exibe um alerta quando o internauta ultrapassou o tempo conectado que foi previamente configurado. Existe uma versão que permite adicionar amigos e comparar o desempenho no “detox digital”. Disponível para Android.

Resolução: Praticar exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos contribui para uma melhora na qualidade de vida. É recomendável procurar um médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade. Estando liberado, um aplicativo muito útil para quem quer começar a fazer caminhadas e corridas se chama Runtastic. Através do app é possível planejar a atividade, registrar a distância percorrida, avaliar o trajeto, ritmo da atividade e controlar o player de música. Disponível para Android e iOS.

Resolução: Aprender um novo idioma

O Duolingo é um aplicativo que apresenta lições interativas para aprender um novo idioma. Ele funciona em dispositivos móveis e no PC, possui uma interface fácil de usar que possibilita ao usuário a resolução de exercícios de acordo com o seu nível de proficiência no idioma. É uma excelente alternativa para quem quer aproveitar o tempo livre para estudar. Disponível para Android e iOS.

Fonte: G1


Na Cozinha: Geleia de Amora

com Daniel Bortolini

 

Ingredientes:

  • Quatro xícaras de polpa de amora
  • Duas xícaras de amoras in natura
  • Seis a oito colheres (sopa) de açúcar

Preparo:

Bata amoras no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Coloque a polpa em um coador e retire o líquido até chegar a uma pasta mais firme. O caldo se transforma em um ótimo suco!

Pegue a pasta, totalizando as quatro xícaras, e coloque as duas xícaras das amoras. Aqueça em uma panela e após reduzir um pouco, acrescente o açúcar. Se quiser, junte também algumas especiarias. Esmague um pouco das amoras durante o cozimento. Deixe esfriar e aproveite a geleia como preferir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui