Justiça dos EUA manda Donald Trump manter Daca, programa de proteção a jovens imigrantes

Presidente norte-americano havia cancelado em setembro o programa que beneficia mais de 700 mil jovens.

0
Em foto de 21 de janeiro, manifestantes protestam a favor do DACA do lado de fora do Capitólio, em Washington DC — Foto: AP Photo/Jose Luis Magana

A Corte de Apelações dos Estados Unidos determinou nesta quinta-feira (8) que o governo de Donald Trump deve manter o programa Daca, que protege da deportação os jovens em situação irregular que chegaram ao país quando eram crianças. Nesta semana, o procurador-geral americano pediu que o caso fosse levado à Suprema Corte.

O Tribunal Nono Distrito na Califórnia respaldou uma decisão de uma corte de menor instância que protegia o estatuto de cerca de 700 mil jovens sem documentos que chegaram crianças aos Estados Unidos com seus pais, e que estão amparados pela Ação Diferida para Chegadas na Infância (Daca, na sigla em inglês), criada em 2012 pelo então presidente Barack Obama.

“Concluímos que os demandantes provavelmente têm êxito em sua sua reclamação de que a rescisão do DACA, ap menos como se justifica neste expediente, é arbitrária, caprichosa e não está de acordo com a lei”, disse o tribunal.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui