Lajeadense cria página no Instagram para ajudar pessoas deprimidas

Yellow Vale do Taquari está no ar desde o dia 29 de dezembro de 2018. Em duas semanas, cerca de 300 pessoas começaram a seguir o perfil na rede social.

0
Usuário pode mandar mensagens, curtir, comentar e interagir com as publicações (Foto: Natalia Ribeiro)

Falar a respeito de ansiedade, pânico e depressão, bem como se colocar à disposição como um ombro amigo para quem sofre com isso. Essa é a proposta de uma página no Instagram, criada no fim de 2018 por um morador de Lajeado. A Yellow Vale do Taquari conta com publicações diárias, fixas e temporárias, para ajudar a quem precisa de uma palavra de conforto. O autor prefere ficar no anonimato para que os usuários não tenham receio de contar assuntos particulares a um desconhecido.


OUÇA A ENTREVISTA


Por isso, vamos chamá-lo de facilitador. O jovem tem uma ligação íntima com o tema. Durante quatro anos, de 2011 a 2015, ele teve crises de ansiedade que o levaram à busca de tratamentos médicos, inclusive com cardiologistas, para tratar de palpitações no coração e do sentimento de medo. “Levei um ano para descobrir o que era, porque começa como um taquicardia, em espaçamento de meio ano dá uma e depois começa a cada dois meses e acaba que a gente tem calafrios, vai no cardiologista achando que é no coração, e aí parte para o pânico”.

Em certa oportunidade, ele deixou o trabalho sem explicar os motivos. “Esse é o sintoma principal, tu querer desaparecer do local que está e ir para a segurança da tua casa”, conta ele. Ao perceber que não era o coração que o prejudicava, o rapaz procurou um psiquiatra, que o medicou. Há mais de três anos que ele não tem surtos. Com a experiência de vida, agora ele quer ajudar pessoas em situação parecida – e ser auxiliado, em suas deficiências e dificuldades, pelo ato de gratidão.

A ideia

A primeira publicação na página foi feita em 29 de dezembro de 2018. Casos de suicídio ocorridos aquele mês no Vale do Taquari foram definitivos para a atitude. O facilitador acredita que “não tenha um lajeadense que não tenha conversado a respeito. Então a gente acaba refletindo sobre isso e eu acabei pensando no que poderia ser feito. Pensei o que estava ao meu alcance para tentar ajudar”.

Assim surgiu a possibilidade de atuar pelas redes sociais. A Yellow Vale do Taquari está apenas no Instagram. O perfil tem imagens, textos e enquetes que fomentam a discussão. Até a tarde desta sexta-feira (11), tinha cerca de 300 seguidores. Dezenas de pessoas já trocaram mensagens com o autor, em busca de ajuda. A maioria delas da região, mas algumas moram longe, inclusive em outros estados do país.

O nome da página vem da cor amarela (yellow em inglês), utilizada no mês de setembro, de prevenção ao suicídio. Outro símbolo da causa, o girassol estampa a foto do perfil. Como nem todos sentem liberdade para dizer aos amigos e parentes que estão deprimidos, a proposta é oferecer a possibilidade de conversar a respeito.

Importância

Na opinião do psicanalista e psicólogo Sérgio Pezzi, a ferramenta pode ser útil no auxílio aos usuários da rede social, que sofram com algum dos problemas mencionados. “Fantástica e muito interessante do ponto de vista de uma ajuda que incentiva as pessoas a buscarem socorro diante de situações de ansiedade extrema, pânico ou mesmo casos como depressão… É muito bacana. Positiva”, fala o profissional.

O autor da página é graduado em Administração de Empresas e, portanto, não tem conhecimento específico na área. Somente vontade de ajudar. Por isso, o especialista lembra que é importante buscar auxílio profissional. “Psicanaliticamente é preciso salientar que não tem nem nenhum efeito curativo esse tipo de iniciativa, essas postagens e frases. Elas são motivacionais, sem dúvida alguma, para que as pessoas não fiquem sozinhas e sofrendo caladas. Mas elas devem, fundamentalmente, buscar ajuda terapêutica qualificada e competente para então poder tratar, efetivamente, desses mal-estares que os afligem. Isso é fundamental”.

A página

Para interagir com o perfil basta procurar a página yellow_vt no Instagram. É possível mandar mensagens, curtir, comentar e interagir com as publicações. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui