As contas bancárias de cerca de dois mil servidores públicos de Lajeado, entre ativos e inativos, receberam um incremento nesta sexta-feira (16). A prefeitura efetuou, nessa data, o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo, medida cumprida, também, em administrações anteriores. Para honrar o compromisso financeiro ainda em junho, foram desembolsados em torno de R$ 3 milhões, de acordo com o secretário da Fazenda do município, Guilherme Cé.

Conforme ele, a situação de Lajeado contrasta com a de muitas prefeituras do Estado, que enfrentam dificuldades em razão da crise financeira do setor público. Em Lajeado, medidas foram adotadas para garantir o pagamento em dia. De 14 secretarias, a prefeitura passou a trabalhar com 11, e a quantidade de cargos comissionados (CCs) passou de 180 para, no máximo, 120. Atualmente, estão nessa posição 85 pessoas. Essas duas ações, segundo Cé, geraram uma economia de R$ 1,5 milhão aos cofres do município em 2017. Também se buscou reavaliar alguns contratos, entre outras medidas.

Foto: Arquivo

O secretário ressalta que esse cenário positivo, que possibilitou a antecipação da gratificação de Natal, é mérito de todos os atores envolvidos com a Prefeitura de Lajeado, desde o prefeito Marcelo Caumo e a vice-prefeita Gláucia Schumacher até os servidores. “Todos entendem que o momento é diferente, que é preciso cortar gastos desnecessários e gerir melhor os recursos públicos”, pontua.

Legalmente, o município tem até o mês de novembro para efetuar o pagamento da primeira parcela do 13º salário, mas Lajeado, tradicionalmente, opta por cumprir a obrigação na metade do ano, até como forma de valorização do servidor. “A Prefeitura de Lajeado sempre teve um histórico de ser boa pagadora, tanto do funcionalismo como dos fornecedores em geral, e nosso compromisso, na verdade, é seguir trabalhando com responsabilidade, para que Lajeado continue sendo uma referência no Estado com relação a isso”, finaliza o secretário. CP

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui