Mais de 100 pessoas buscam atendimento em Santa Maria para síndrome febril

Sintomas se parecem com sinais de gripe, como febre alta, dor de cabeça forte, dor no corpo e, em alguns casos, manchas na pele.


0
Foto: Reprodução

O alto número de casos de pessoas com febre, dores musculares e dor de cabeça preocupa as autoridades de saúde em Santa Maria, Região Central do estado. Um grupo de médicos infectologistas das redes pública e privada investiga o que tem causado os sintomas. Segundo os especialistas, já são mais de 100 registros semelhantes em cerca de um mês, nenhum com um diagnóstico preciso.

Somente no Pronto Atendimento do bairro Patronato, mais de 70 pessoas procuraram atendimento com os mesmos sintomas. Em outro pronto-socorro, 60 pacientes foram atendidos, dos quais cinco precisaram ser hospitalizados.

Os sintomas se parecem com os sinais de uma gripe, como febre alta, dor de cabeça forte, dor no corpo e, em alguns casos, manchas na pele. Podem durar até 21 dias.

Os médicos investigam se o surto febril foi provocado por um vírus ou uma bactéria. A orientação dos especialistas para quem apresentar esses sintomas, como febre, dor de cabeça, dor no corpo e manchas, é que procure uma unidade de saúde.

Somente depois de um diagnóstico preciso será possível identificar como a doença é transmitida. Se é causada por um mosquito, por exemplo, se é uma infecção alimentar ou se pode ser transmitido de pessoa a pessoa. Por enquanto, a orientação é seguir algumas regras básicas de saúde.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui