Medicamentos de referência, similares ou genéricos: qual o melhor?

Especialista salienta que independente da classe é preciso fazer bom uso do fármaco.


7
Luís César de Castro, professor de farmacologia da Univates e coordenador do Núcleo de Pesquisas Farmacêuticas do Vale do Taquari (Foto: Rodrigo Gallas)

Na farmácia, ao realizar a compra de algum medicamento, normalmente há mais opções do que o chamado de referência — popularmente conhecido como original. Apesar de o censo comum ter um certo preconceito sobre as demais opções: o genérico e o similar podem ter a mesma qualidade ou até superior, mesmo pagando menos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) as três classes têm os mesmos efeitos no organismo e podem ser adquiridas com uma única receita. O único afetado será o bolso do consumidor.


Ouça a entrevista

 


 

Segundo o professor de farmacologia da Univates e coordenador do Núcleo de Pesquisas Farmacêuticas do Vale do Taquari, Luís César de Castro a disputa entre os três tipos de drogas ocorre há anos — até agora, os medicamentos de referência desfrutam da maior credibilidade. No entanto, para efeitos práticos, as três classes de droga têm os mesmos princípios ativos e podem ser usadas por qualquer pessoa, sem prejuízo ao tratamento.

“O melhor medicamento é aquele que é usado de forma correta e que é mais barato para o usuário e para toda a sociedade”, afirma o especialista. Portanto, não há como definir o melhor, mas existem diferenças que podem ser levadas em conta pelo consumidor.

Medicamento de referência

A medicação de referência costuma ter mais credibilidade porque é a original e inovadora, que vem ao mercado após alto investimento em pesquisa e uma série de estudos comprovando efeitos e segurança junto às agências reguladoras de saúde. E é por causa dos recursos investidos que o preço, normalmente, é mais alto. “As indústrias farmacêuticas querem reaver o valor gasto ao longo dos anos”, explica o professor de farmacologia.

Para recompensar os esforços em trazer um medicamento novo ao mercado, a Anvisa concede à empresa o direito de explorá-lo comercialmente com exclusividade por 20 anos, contados a partir do registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Genéricos

Conforme Castro o medicamento genérico é uma cópia com igual qualidade ao de referência, pois é submetido a laboratórios oficiais. Via de regra, após os 20 anos, a patente é quebrada e todas as informações sobre o remédio, que eram guardadas a sete chaves pela empresa, tornam-se públicas. Com isso, outras indústrias podem fabricá-lo e, após submeter o medicamento “cópia” à aprovação da Anvisa, estão aptas a vendê-lo.

Similares

Das três classes de medicamento, os similares detêm a menor credibilidade. Ele é basicamente uma cópia do medicamento de referência que pode ter um nome fantasia e um logo diferenciado. No entanto, de acordo com o professor, o similar não passa pelos mesmos testes dos genéricos. Apesar disso, há medicamentos similares que são tão bons, ou até melhores que os dois mais tradicionais. Nesse sentido, Castro salienta que os similares disponibilizados pelas prefeituras passam por testes das secretarias de saúde, e, por isso, são considerados tão bons quanto o de referência. RG

7 Comentários

  1. Entrevista muito útil e informativa. Este tipo de conteúdo mostra a importância dos bons meios de comunicação.

  2. Não concordo tem genéricos que não tem a mesma bioequivalência principalmente da prati danaduzzi ,o governo teria q pegar lotes aleatório e fazer uma análise sobre esse medicamentos

    • Todos os genéricos tem sim, os similares dependendo da empresa não possuem testes de bioequivalência e biodisponibilidade, mas há uma lista da Anvisa (disponível na Internet ) de todos os medicamentos similaresl.

  3. A minha prática mostrou que não foi assim com um medicamento que usei. E o meu médico testemunhou a ineficácia. Alguns medicamentos genéricos e similares PODEM ser tão bons quanto os de referência outros comprovadamente não.

  4. Medicamento genericos que cofio e ja usei e são muito bons dos laboratórios! Medley,Eurofarma! Agora esse prati neo quimica e teuto usei e nao surtiu efeito nenhum

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui