Médico alerta para problemas decorrentes da cardiopatia isquêmica

De acordo com Carlos Sandro Dorneles, números de caso sofreram elevação nos últimos anos. Boa alimentação e práticas saudáveis são fundamentais para evitar problema.


0
Foto: Kainan Oliveira

Cardiopatia isquêmica ou doença arterial coronariana é um termo usado para definir estreitamentos das artérias coronárias, que levam sangue rico em oxigênio para o coração.


ouça a entrevista

 


O estreitamento das artérias coronárias é causado por aterosclerose, que é o processo de envelhecimento das artérias, onde, com o passar do tempo, vai havendo a formação de placas de ateroma (gordura) no seu interior. Com estas placas o vaso vai reduzindo seu diâmetro interno, ocasionando dificuldade para a passagem de sangue e causando a redução do fluxo de sangue ao coração (isquemia).

De acordo com o médico Carlos Sandro Dorneles, a cardiopatia isquêmica é uma doença silenciosa que tem crescido muito. Em quase metade dos casos a primeira manifestação da doença é a morte súbita ou infarto agudo do miocárdio. Ele cita ainda que mulheres têm maior tendência a sofrerem da doença em virtude da fragilidade maior dos vasos.

Ele cita ainda que é necessário ter hábitos saudáveis como alimentação regrada, praticar exercícios físicos, não fumar dentre outros é de suma importância para não desenvolver qualquer tipo de doença que afete a circulação e o bom funcionamento do coração.

Entre os sintomas do problema estão a angina de peito e a diminuição da tolerância ao esforço físico. A cardiopatia manifesta-se através de dores no peito ou outros sintomas em repouso, ou angina de peito súbita. O diagnóstico é feito através de electrocardiograma, análises de sangue, prova de esforço ou de angiograma. Dependendo dos sintomas e do grau de risco, o tratamento pode ter como base a medicação, a angioplastia coronária ou cirurgia de ponte safena. KO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui