Médico dá dicas para evitar gripes e resfriados na terceira idade

Exercício físico e banhos durante o dia são algumas das alternativas para fugir do frio.


0

O inverno não chegou ainda, mas as baixas temperaturas fazem com que a população dê atenção para gripes e resfriados.

Segundo o médico da família, Carlos Sandro Dorneles, os idosos devem ter atenção, pois a pressão aumenta com o frio, e isso pode vir a causar algum tipo de acidente. Além disso, ele destaca que o número de gripes e pneumonias acabam aumentando devido a temperatura.

O médico recomenta que os idosos façam exercícios físicos e alongamentos. Locais abrigados e roupas quentes ajudam para que se evite complicações na saúde.Tomar banho durante o dia e em horários mais quentes, ingerir líquidos quentes e pratos como sopa, ajudam no bem estar do idoso. Manter a casa aquecida, exercitar mãos e pés, usar cremes e mantas fazem com que o idoso mantenha sua temperatura ideal.


ouça a entrevista



Campanha de Vacinação

A campanha vacinação contra gripe iniciou dia 10 de abril em Lajeado para nove grupos prioritários.

Tem direito a imunização pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas, jovens cumprindo medidas socioeducativas e professores das escolas públicas e privadas dos ensinos básico e superior.

Em Lajeado, 14 unidades de saúde fazem a imunização contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B.

A vacina leva de duas a três semanas para fazer efeito. As pessoas devem levar um documento de identidade e as crianças a carteira de vacinação para poder receber a dose. O município de Lajeado tem a meta de vacinar cerca de 20 mil pessoas. KO/NH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui