Moradores de Linha Figueira pedirão na Câmara municipalização de trecho da ERS-129

Requerimento proposto pelo vereador Márcio Mallmann (PP) foi aprovado por unanimidade na primeira sessão ordinária de 2019, nesta segunda-feira (4).


0
Vereadores de Estrela abriram ano legisativo em sessão ordinária no Plenário Bento Rodrigues da Rosa - Fotos: Camila Pires

Os moradores de Linha Figueira, em Estrela, terão a oportunidade de compartilhar o pedido de municipalização de trecho da ERS-129 na próxima sessão da Câmara de Vereadores, no dia 11 de fevereiro. O requerimento, do vereador Márcio Mallmann (PP), foi aprovado nesta segunda-feira (4), durante o primeiro encontro ordinário de 2019 após o recesso parlamentar.


Ouça aqui a sessão completa: 


 

Também constante na pauta, o pedido de uma sessão solene para homenagear os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari foi autorizado. A proposta é de autoria da vereadora Débora Martins (MDB) e não tem data definida para ocorrer. Não houve projetos na ordem do dia.

A demanda da localidade de Figueira se deve às condições precárias da rodovia, que é de chão batido e de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Com o trecho, de aproximadamente dez quilômetros, passando para o município, entende-se que será mais fácil realizar a sua manutenção. “Se o município vai lá patrolar, cuidar, por lei, nós não podemos, porque é uma ERS. Nós temos que assumir aquilo ali. Assumir e fazer melhor do que está, porque aquelas pessoas têm uma estrada péssima. E isso já é de anos”, sublinha Mallmann.

Na primeira semana deste ano, moradores se reuniram para debater a situação (http://independente.com.br/comunidade-da-linha-figueira-reivindica-municipalizacao-da-ers-129/). O vereador autor do requerimento pediu o apoio dos colegas, a fim de que o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB), concorde com a proposta. “Ele concordando, a gente faz o pedido no Daer, e isto vai ser votado no fim deste ano. Vai ser encaminhado um projeto de lei. Antes disso, nós podemos pedir uma autorização”, acrescenta.

Manifestações de apoio à demanda também foram feitas por outros vereadores, a exemplo de Gilberto Fensterseifer (PTB), que reconhece a necessidade de passar o trecho para a responsabilidade do município. Ele reclama do serviço prestado pelo Daer. “Temos que pedir a municipalização, mas temos que bater na Assembleia direto. Temos que bater lá. Esse vai ser o caminho, porque nem uma ‘pinturazinha’ num quebra-molas eles não vêm fazer”.

Ernani de Castro (MDB) diz que a demanda é antiga e que está tentando marcar uma audiência com a Secretaria estadual dos Transportes, a fim de abordar a situação do trecho. “Acho que é importante lutar pela comunidade. Mais uma vez, o município tem de arcar com as consequências do Estado, que não patrola, não coloca material. Se o município vai fazer, é penalizado em alguma situação”.

Suplente assume

Vereadora Elis Birck assume cargo pela segunda vez

No encontro desta segunda-feira também assumiu uma cadeira no Legislativo estrelense a suplente Elis Birck (PR). Ela substitui, durante um mês, o vereador Volnei Zancanaro (PR), que pediu licença por 30 dias para tratar de interesses particulares. Em seu pronunciamento, ela fez um apelo aos colegas para que deem atenção às estradas do interior do município. “Eu estarei aqui um mês, mas vocês, o ano inteiro”, destacou. É a segunda vez que ela ocupa o cargo na atual legislatura.

Outros temas, envolvendo abastecimento de energia elétrica, fechamento de postos de trabalho no município, limpeza de vias e trevos urbanos, construção de uma Escola de Educação Infantil (Emei), instalação de mais um Projeto Vida Saudável e as condições do complexo da Polar, que recentemente foi alvo de furtos, também foram abordados pelos vereadores. A próxima sessão ordinária ocorre segunda-feira (11), às 18h30, no plenário Bento Rodrigues da Rosa. CP/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui