Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira; veja destaques


0
Chay Suede e Marco Ricca no filme 'Rasga Coração', de Jorge Furtado. (Foto: Divulgação)

A 42ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo iniciou nesta quinta-feira (18) e vai até o dia 31 de outubro com 336 filmes na programação.

Os filme serão exibidos em cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.

Brasileiros

Há dois fortes brasileiros da programação. “Domingo” é dirigido por Clara Linhart e Fellipe Barbosa, que é uma das revelações do cinema nacional. O filme mostra uma família rica no interior gaúcho em 1º de janeiro de 2003.

Jorge Furtado lança “Rasga coração”, adaptação de uma peça que ganha agora como pano de fundo as manifestações de junho de 2013. O elenco tem Chay Suede, Luisa Arraes, Marco Ricca e Drica Moraes.

Cotados ao Oscar

Um dos cotados ao Oscar é “Roma”, do diretor mexicano Alfonso Cuaron. A história se passa nos anos 70 na Cidade do México. Ele mostra a vida de uma empregada doméstica em um momento em que a capital do país foi tomada por milícias e passeatas estudandis.

Outro citado nas listas de apostas do Oscar 2019 é “Infiltrado na Klan”, dirigido por Spike Lee. Ele também se passa nos anos 1970, só nos Estados Unidos. É um período de lutas pelos direitos civis e de conflitos raciais. O protagonista é um detetive negro que se infiltra no grupo supremacista branco Ku Klux Klan.

Estrangeiros premiados

Para fechar, temos os filmes mais recentes de premiados cineastas estrangeiros. Do polêmico dinamarquês Lars Von Trier, a Mostra exibe “A casa que Jack construiu”, sobre um serial killer vivido pelo Matt Dillon.

Do mestre japonês Kirokazu Kore-eda, temos “Assunto de família”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. A trama é sobre uma família pobre que vive de pequenos crimes e adota uma garotinha abandonada.

Homenageados

O Kore-eda é um dos homenageados da Mostra, ao lado do cineasta iraniano Jafar Panahi. O Panahi é dissidente do regime do Irã e é impedido de viajar a outros países. Dele, a mostra passa “3 faces”.

Outro troféu pela primeira vez não será oferecido a um cineasta. O Prêmio Humanidade será dado a Drauzio Varella, médico criador de histórias que já viraram filmes.

Cinema de Lajeado

Seguem em cartaz no cinema de Lajeado os filmes Nasce Uma Estrela, O Mistério do Relógio na Parede, Venom, Tudo Por Um Pop Star, Pé Pequeno e Cinderela e o Príncipe Secreto. NH/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui