MP investiga denúncia de irregularidade no Natal nas Águas de Bom Retiro do Sul

Prefeitura abriu expediente interno para apurar recebimento de verba em conta particular de Secretário.


0
Foto: Reprodução/Arquivo

O Ministério Público (MP) da Comarca de Estrela abriu expediente para investigar denúncia sobre supostas irregularidades no evento Natal nas Águas, edição de 2017. De acordo com os vereadores Airton Giacomini (PDT) e Paulo César Cornélius (PRB), presidente e vice do legislativo, o Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Eduardo Arce, o Têgo, teria recebido em sua conta particular, o R$ 1,1 mil, verba oriunda de um expositor, que comprou espaço para comercializar na praça de alimentação do evento.


ouça a reportagem

 


Para os vereadores, o procedimento é irregular, uma vez que o dinheiro deveria ter entrado na conta bancária aberta especialmente pela administração, para movimentar os recursos do evento. Para o prefeito Edmílson Buzatto, trata-se de uma tentativa de por em cheque a idoneidade da administração. “Não tenho dúvida de que se trata de uma tentativa de me atingir e tirar o foco de minha gestão. Mas eles (os vereadores que encaminharam a denúncia), não vão conseguir. Eles estavam no governo na administração passada, e talvez usavam estas práticas, coisa que em não faço”, disse.

Buzatto confirma que abriu um expediente administrativo para averiguar o caso. “Já temos um inquérito administrativo aberto e quase finalizado na prefeitura. Esta será a oportunidade do Secretário Têgo se explicar. Acredito que ele tentou dar uma solução rápida para uma situação e se precipitou e receber o dinheiro em sua conta, possivelmente para pagar alguma outra despesa do evento. Quem já organizou este tipo de promoção sabe como funciona. Basta ele comprovar saída deste dinheiro e onde foi aplicado. Agora, se houve ilegalidade, vamos apurar o responsabilizá-lo. Não posso demitir o Secretário antes do processo concluído”, argumenta.


MP não se manifesta antes da conclusão do expediente

O promotor responsável pelo caso, Daniel Cozza Bruno, disse que se manifestará somente após a conclusão das investigações. “Quanto à investigação do Natal nas Águas de 2017, pelo Município de Bom Retiro do Sul, foi instaurado o inquérito civil n.º 00769.00002/2018, figurando como investigado Luís Eduardo Arce, Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer. Esta investigação foi instaurada com base em representação dos vereadores Airton Giacomini e Paulo César Cornélius. Está em fase inicial, de diligências preliminares, não tendo nenhuma análise ou posição do MP a respeito”, informou o promotor através de nota. Junto com a denúncia, Cozza Bruno recebeu dos vereadores comunicantes, extratos bancários e cópias de diálogos entre os envolvidos. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui