Municípios pedem apoio da Amvat para enfrentar crise do leite

As perdas do setor teriam provocado um prejuízo de R$ 250 milhões no Vale do Taquari em 2016 e 2017.


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Em reunião na manhã desta sexta-feira (16), na prefeitura de Lajeado, líderes de sindicatos rurais do Vale do Taquari pedem o auxílio do prefeito Marcelo Caumo (PP), que preside a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na elaboração de um documento regional de apoio aos produtores atingidos pela crise no setor leiteiro. As perdas do setor teriam provocado um prejuízo de R$ 250.000.000,00 no Vale do Taquari nos anos de 2016 e 2017.


Ouça a reportagem

 


 

O movimento teve início em 29 de janeiro de 2018, quando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio convocou os agricultores locais para um encontro. Nessa oportunidade, foi definida a elaboração de um levantamento que culminasse em um decreto de calamidade pública devido as perdas do setor. São cerca de 350 produtores no município.

Sindicatos de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Teutônia participaram de reunião com Caumo. Foto: Divulgação/Marcos Antônio Hinrichsen

Cruzeiro do Sul fez reunião semelhante na última sexta-feira (9), quando a possibilidade de um decreto também foi avaliada. No entanto, entraves burocráticos fizeram com que sindicalistas procurem a Amvat, no sentido de oficializar um documento. Eles temem que as administrações municipais não possam decretar calamidade devido às perdas do setor leiteiro.

Mobilização

Além de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, os municípios de Westfália e Forquetinha já promoveram encontros para discutir o tema. Na tarde desta sexta-feira (16), é a vez de Teutônia receber os produtores de leite. A reunião está marcada para as 14h, na sede do STR, na Rua Pedro Schneider, Bairro Languiru. Cerca de 600 agricultores atuam no município, sendo que nos últimos dois anos pelo menos 150 deixaram a atividade. Depois, a classe deve partir para a Câmara de Vereadores de Teutônia, onde ocorrerá assembleia para avaliar os prejuízos no município.

Em Estrela, reunião ocorre na próxima segunda-feira (19), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores. O Legislativo aprovou, na sessão do dia 5 de fevereiro, um requerimento de aproio aos produtores, solicitando que a prefeitura decrete calamidade pública nas finanças. Lajeado tem uma moção de apoio aos agricultores, aprovada pela Câmara de Vereadores.

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) convocou um encontro para as 14h da próxima segunda-feira (19), na sala 206 do Prédio 11 da Univates. O momento é preparatório para uma reunião estadual e servirá para encaminhamentos e tomada de decisões regionais acerca do tema leite. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui